Uso de tecnologias para promoção da saúde do idoso

• Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Uso de tecnologias para promoção da saúde do idoso

O envelhecimento populacional, nos últimos anos, foi marcado pela elevação da expectativa de vida e diminuição das taxas de mortalidade e natalidade. Os estudos indicam que em 2050 a população do Brasil será a quinta maior população do planeta, abaixo apenas da Índia, China, EUA e Indonésia. O envelhecimento é algo natural na vida do ser humano, que pode causar mudanças em diferentes aspectos na vida do idoso. Mas não é tão simples assim, já que não é apenas o passar dos anos quem dita como o ser humano vai envelhecer.

Quando o assunto é envelhecimento, existem fatores durante a vida que no futuro podem ajudar ou influenciar uma pessoa a ser quem ela é na terceira idade. Além dos declínios musculares e respiratórios, alguns idosos podem desenvolver também problemas circulatórios, cardiovasculares e, principalmente, neurológicos, que são muito comuns de ocorrerem. Com relação ao envelhecimento cerebral, é de extrema relevância na medida em que o sistema nervoso é vulnerável aos efeitos do envelhecimento como é atestado, entre outros aspectos, pela elevada prevalência de doenças neurodegenerativas.

O uso da tecnologia torna-se cada vez mais necessário como instrumento que colabora na construção do conhecimento, uma vez que se refere a algo que, sendo desenvolvido pelo próprio homem, facilita a realização do seu trabalho e viabiliza o entendimento e aplicação de uma ação. Especificamente em saúde, a tecnologia é uma forma de intervenção usada para promoção, prevenção ou para promover a reabilitação e cuidados a curto, médio e em longo prazo.

Aponta-se o desenvolvimento de tecnologias educacionais nas modalidades táteis e auditivas, expositivas e dialogais, impressas e audiovisuais, como estratégias metodológicas para o processo de educação em saúde do idoso. Entende-se, portanto, que a introdução de tais tecnologias contribui para a construção do conhecimento e empoderamento dos idosos para o autocuidado.

Profª. Drª. Denise Gonçalves Moura Pinheiro
Docente do Curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Cuidado em Saúde, mestra em Medicina e graduada em Fisioterapia

Saiba mais sobre o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu.