Cada emoção, sentimento, um sorriso, uma dor, nossas experiências é um acontecimento biológico, pois seu corpo – genes, cérebro e química do corpo – é você. Embora didaticamente estudamos separadamente como as influências biológicas e psicológicas atuam sobre o comportamento humano, não devemos nos esquecer que pensar, sentir ou agir não ocorrem sem um corpo. Temos buscado cada vez mais compreender como a Biologia fundamenta o nosso comportamento e os processos mentais.
Por isso, nossa atenção tem se voltado ao estudo do cérebro. É a partir do funcionamento desse órgão tão complexo que vemos, sentimos, ouvimos e sonhamos. Para os neurocientistas, a mente é o que o cérebro faz. É interessantíssimo a possibilidade de explorar as conexões entre cérebro, mente e corpo, ao observar a atividade neuronal acontecendo. Tais observações têm demonstrado que algumas regiões cerebrais executam funções específicas. No entanto, as emoções, pensamentos e comportamentos humanos são resultados de uma complexa coordenação de várias áreas distintas do cérebro.
Apesar dos avanços, ainda temos muito a descobrir sobre a relação cérebro-mente-comportamento, mas uma coisa devemos sempre lembrar, para uma compreensão aprofundada do comportamento devemos estudar como os sistemas biológicos, psicológicos e sociais funcionam e interagem, uma vez que somos organismos biopsicossociais.
Profª. Ma. Ana Lúcia Castelo Branco Pina
Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Ecologia e Recursos Naturais e em Psicologia, especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistema Florestais e graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) e em Biologia.
Saiba mais sobre o Curso de Psicologia da UniAteneu.