Um dos sonhos do profissional na Engenharia é saber como executar um bom serviço, seja uma obra de construção, seja de uma reforma. Para tal, é necessário iniciar com um bom planejamento das necessidades do cliente, com uma boa comunicação com ele, para saber as demandas que irão ser necessárias no ambiente.
Logo de início, ainda nessa fase de planejamento, é necessário o levantamento de todas as informações, a fim de não ter ruído de comunicação, atrasos na execução da obra (construção e/ou reforma), como por exemplo: falta de material para concluir o serviço, ou mesmo ter falhas de projeto por algum “esquecimento” por parte da ausência de comunicação, e com isso, prejuízos por atrasos na obra.
Um bom planejamento e a comunicação entre o cliente e o profissional é importante, pois nesse momento, são avaliadas as demandas que estão precisando inicialmente para que o sonho possa ser concretizado. Depois de já definido os projetos de Arquitetura, é necessário que seja resolvido, como chamamos na construção civil, que são os projetos complementares, como os de estruturas, os de instalações: hidráulicas, sanitárias, elétricas, combate à incêndio, voz e dados, elevador, climatização, ar comprimido, gases, grupo gerador, automação, CFTV, etc.
E um dos itens que precisa ser analisado com cautela é o das instalações elétricas, para saber toda a carga a ser instalada no local, a fim de atender o que é previsto nas Normas Regulamentadoras do MTE Norma Regulamentadora No. 10 (NR-10) – Ministério do Trabalho e Emprego (www.gov.br), onde ela aborda sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, para fins de evitar curto-circuito, incêndio, etc.
E em conjunto com a NR 10, é importante que o (a) aluno (a) dos cursos de Engenharia da UniAteneu, tenham conhecimentos também da ABNT NBR 5410 –Instalações Elétricas de Baixa Tensão, onde ela tem como seu objetivo manter a segurança de pessoas e animais, e a preservação dos bens materiais, bem como o funcionamento correto das instalações elétricas, aplicando-se em todos os tipos de edificações que possuem instalações em baixa tensão, tanto para as instalações novas, quanto para as instalações antigas.
E em atendimento à ABNT NBR 5410, sugerimos a instalação de um DR – Diferencial Residual, que é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores e um DPS – Dispositivos de Proteção contra Surtos, que são equipamentos projetados para detectar e desviar sobretensões transitórias na rede elétrica, no quadro de distribuição do imóvel.
Quando o profissional não segue o que preconizam a NR – 10 e ABNT NBR 5410, há uma grande probabilidade e possibilidade de ocorrer um incidente ou acidente nas instalações do imóvel, que infelizmente, em algumas vezes, pode até ser fatal. Então, vamos como profissionais, trabalhar para cuidar das vidas…. E ela também pode ser a sua. Pense nisso!
Profª. Roselena Barreto Cavalcante
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Mestranda em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão Empresarial, especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico e em Engenharia de Segurança do Trabalho e graduada em Engenharia Civil.
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.