Segurança do trabalho: Saiba tudo sobre a profissão

Você está visualizando atualmente Segurança do trabalho: Saiba tudo sobre a profissão

A profissão do técnico em segurança do trabalho é uma das áreas que teve um grande crescimento no mercado, fazendo com que aumentasse o interesse de estudantes pela profissão, mesmo sem saber sua função em um todo.

Com duração média de 1 a 2 anos, o curso de técnico de segurança do trabalho tem como objetivo formar profissionais que dominem, além de normativas técnicas, procedimentos de segurança e sua implementação, assim como questões que envolvam saúde e higiene.

Para ingressar no curso técnico, é necessário que o aluno tenha concluído ao menos o ensino médio, independente da modalidade. Conheça a seguir um pouco mais sobre a profissão do técnico em segurança do trabalho.

O que faz um técnico em segurança do trabalho

Entre as funções citadas anteriormente, há inúmeras ações realizadas por um técnico de segurança do trabalho. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação (MEC), algumas das principais funções exercidas por este profissional são:

• Elaborar e implementar políticas de saúde no trabalho, identificando variáveis de controle e ações educativas para prevenção e manutenção da qualidade de vida do trabalhador;
  • Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho.
  • Investigar, analisar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes.
  • Realizar estudo da relação entre ocupações dos espaços físicos com as condições necessárias.
  • Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de atuação.
  • Analisar os métodos e os processos laborais.
  • Identificar fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de trabalho e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador.
  • Realizar procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
  • Elaborar procedimentos de acordo com a natureza da empresa.
  • Promover programas, eventos e capacitações de prevenção de riscos ambientais.
  • Divulgar normas e procedimentos de segurança e higiene ocupacional.
  • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio.
  • Levantar e utilizar dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas.
  • Produzir relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.

O técnico em Segurança do Trabalho pode trabalhar em diversos setores além da construção civil, como em aeroportos, hospitais, indústrias e instituições de ensino.

Quais as habilidades que o profissional deve ter?

Antes de mergulhar de cabeça na profissão, é necessário saber se você é uma pessoa que se adequaria a ela, atendendo todos os requisitos de um profissional qualificado para a função.

Se tratando de segurança, toda atenção e cuidado é fundamental para que não haja erros, pois algo não planejado pode ocasionar graves acidentes, comprometendo não só o empreendimento, mas também a saúde e até mesmo a vida das pessoas diretamente envolvidas.

Devido à grande responsabilidade que um técnico em segurança do trabalho carrega, o estudante que deseja seguir a profissão deve portar algumas habilidades que serão essenciais para que seja realizado um ótimo trabalho, sendo elas:

• Alta capacidade de concentração.
  • Atenção aos detalhes;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de administrar conflitos;
  • Ética;
  • Excelente comunicação;
  • Ótima observação técnica;
  • Proatividade;

Tais habilidades proporcionarão um trabalho cauteloso e bem feito, além de um bom convívio no ambiente de trabalho.

Grade curricular

Vendo como cada detalhe é importante e determinante em um projeto realizado pelo técnico em segurança do trabalho, já é esperado que grande parte do conteúdo desenvolvido durante o curso envolva as Normas Regulamentadoras (NRs) que permeiam a profissão. Entretanto, há disciplinas específicas que o aluno deverá estudar durante o curso que será fundamental para sua profissão, sendo elas:

•   Gestão de Pessoas
  •   Ciências Aplicadas
  •   Gerenciamento de Riscos
  •   Técnicas de Combate a Emergências
  •   Inovação e Empreendedorismo
  •   Ergonomia
  •   Assessoria e Consultoria em Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho
  •   Gestão de Auditorias em Saúde e Segurança do Trabalho.

Mesmo com as disciplinas variando de uma instituição de ensino para a outra, o conteúdo geral é baseado nestes tópicos apresentados.

Qual a média salarial de um técnico em segurança do trabalho?

O valor médio do piso salarial do cargo de técnico em segurança do trabalho no Brasil é de R$2.470,73 em uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. Esse valor pode variar de estado para estado, assim como o tempo de serviço que o funcionário tem na empresa e o tamanho da companhia.

O salário do profissional em segurança do trabalho vai crescendo conforme vai aumentando seu período na empresa, passando por três estágios de remuneração. O primeiro estágio é a média salarial, variando de R$2.661,98 a R$2.800,77, isso por um período de até 4 anos na empresa.

Já o profissional que tem de 4 a 6 anos de trabalho na empresa, pode receber de R$2.835,56 até R$2.974,43. Por último, o funcionário que tem mais de 6 anos na empresa pode receber de R$3.136,80 até R$3.275,68 mensais.

……

Agora que você está por dentro dos principais pontos da profissão, conheça o curso de técnico de segurança do trabalho da UniAteneu e se profissionalize nesta importante profissão que cresce mais a cada dia no mercado de trabalho.