O mercado de trabalho como um todo tem passado por um processo de transformação em decorrência dos processos vivenciados durante a pandemia da Covid-19, momento pelo qual o mundo não estava preparado. Com isso, todos que estão inseridos nos processos de trabalho tiveram que passar por uma remodelação para que pudessem se manter ativos no mercado, como também teve outros que tiveram a oportunidade de ascender mediante a demanda mercadológica.
Dentro desse processo de ascensão de profissões que puderam crescer durante a pandemia, encontra-se a Enfermagem, uma vez que os profissionais que exercem a profissão atuam diretamente nos serviços e equipamentos de saúde, pois a necessidade de mão de obra tem aumentado no modo de como enfrentar os processos de saúde da pandemia. Alinhado a necessidade de novos profissionais, emerge outra temática que concerne na valorização desses profissionais, uma vez que por muito tempo têm se falado em aderir os projetos de lei que garantem os direitos trabalhistas da categoria.
Na pandemia, foi demonstrado a necessidade de que os profissionais quem compõem a categoria da Enfermagem são essenciais nos serviços de saúde, no modo não somente operacional como de gestão dos serviços de saúde. Isso reflete a maneira como a profissão é visualizada após a demonstração das condições e necessidades que a mesma possui dentro do cenário de saúde.
Pontos positivos e negativos a pandemia nos mostrou que temos e podemos que utilizá-los a favor de nosso crescimento e maturidade profissional. Isso demonstra uma maior visibilidade aos profissionais e requer um maior direcionamento e investimento tanto intelectual como no sentido de valorização.
Prof. Ms. Wanderson Alves Martins
Coordenador do Curso de Enfermagem da UniAteneu
Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde, especialista em Oncologia e enfermeiro. É atuante na área assistencial em Oncologia e consultoria em Saúde
Conheça o Curso de Enfermagem da UniAteneu.