A palavra obeya (大部屋) significa local de planejamento de guerra. Nas indústrias, é muito utilizada a “sala de planejamento de guerra”, que é uma sala de reunião com várias informações sobre os indicadores e temas pertinentes das equipes.
O obeya é aplicado, principalmente, nos projetos de manufatura enxuta, que necessita de várias informações e a aplicação de gestão visual para um melhor entendimento. As reuniões devem ocorrer em no máximo 20 minutos em alguns lugares. É comum chamar de reunião de startup e tem várias características bem diferentes das reuniões tradicionais. Podemos exemplificarmos algumas:
- Tempo estimado de no máximo 20 minutos;
- Todos os participantes das reuniões devem ficar em pé, durante a reunião. Geralmente essas salas não tem cadeiras. Tem apenas mesas e apoio para os pés;
- Todos os departamentos têm seus temas definidos, com seus respectivos tempos de apresentações;
- Para todas as pendências, são destinados responsáveis com datas para a sua tratativa e solução e o acompanhamento das ações serão discutidas nas próximas reuniões.
As principais vantagens desta ferramenta são:
- Quebra da tradicional burocracia;
- Todos recebem as mesmas informações
- A gestão visual é amplamente utilizada, facilitando o entendimento para a equipe;
- Desenvolvimento do comprometimento e do trabalho em equipe;
- O tempo de resposta aos problemas são reduzidos;
- Redução de custo.
Prof. Me. Victor Hugo Fernandes
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu
Mestre em Administração, especialista em Gestão de Projetos e de Segurança do Trabalho
Conheça o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.