Atualmente, as grandes empresas já entendem o que agrega e o que não agrega em seu processo de negócio. Desta forma, um dos processos mais importantes dentro da área de Logística é como dimensionar sua operação e planejá-la da melhor forma possível. Contudo, acredito que existe uma dificuldade quando se fala em planejamento, que é encontrar profissionais com tino para tal.
Um bom profissional normalmente tem uma formação específica ou experiência na área. Uma das principais características dele é a capacidade de se abstrair do presente, projetar cenários futuros e dimensionar a empresa de modo a atender tais expectativas e, assim atender da melhor forma as expectativas do cliente. Como premissa, o processo de planejamento em si já é um desafio, pois exige uma avaliação dos recursos que a empresa possui se são suficientes para atender o mercado, e não sendo, faz-se necessário verificar quais são os recursos necessários para tal.
Quando se fala em planejamento as decisões são as mais diversas, passando desde contratação de equipe de trabalho, aluguel de equipamentos e abertura ou fechamento de operações logísticas. De qualquer forma, tão importante quanto o processo de planejar é o processo de estabelecer de acompanhamento da execução do plano, bem como indicadores de avaliação da operação.
Prof. Me. Léo Anderson da Silva Silvestre
Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Logística e Pesquisa Operacional, especialista em Logística Empresarial e graduado em Administração
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.