Ao longo da minha experiência como discente, agora também como docente no Curso de Medicina Veterinária, e ainda atuante no mercado de trabalho dentro dessa área, percebo cada vez mais a importância de unir teoria e prática no ensino do tecido sanguíneo. Sei que interpretar corretamente um exame de sangue é uma habilidade essencial para qualquer veterinário, pois muitas decisões clínicas dependem dessa análise. No entanto, apenas estudar a teoria sem praticar dificulta muito o aprendizado e, principalmente, a aplicação desse conhecimento na vida profissional.
Acredito que o estudo microscópico, por meio de aulas práticas, é fundamental para preparar os alunos de forma completa. Além de facilitar o entendimento, a prática estimula o raciocínio clínico e torna o aprendizado muito mais significativo. O ensino ativo faz toda a diferença na formação dos profissionais. Quando os estudantes participam de forma mais prática e investigativa, a aprendizagem se torna mais eficaz. Como uma das aulas práticas da patologia clínica, vejo claramente como a manipulação do sangue de animais, a confecção de lâminas e a análise no microscópio despertam o interesse dos graduandos, que passam a enxergar sentido naquilo que estão aprendendo.
A hematologia veterinária tem um papel essencial no diagnóstico de diversas doenças, como anemias, infecções e hemoparasitoses. Se o estudante não aprender a identificar células sanguíneas, alterações morfológicas e possíveis parasitas, ainda na universidade, é provável que esse venha a ter dificuldade para interpretar exames quando estiver atuando profissionalmente.
Uma das preocupações é que muitos médicos, ao se formarem, ainda se sintam inseguros com a patologia clínica. Então, essa técnica prática entra como uma ferramenta importante para a assimilação do conhecimento necessário para essa área de atuação. Quando o estudante tem a oportunidade de ver com seus próprios olhos aquilo que aprendeu nos livros, a fixação do conhecimento se torna muito mais eficiente. O meu objetivo como professor não é apenas transmitir conhecimento, mas prepará-los para os desafios reais da profissão. E tenho certeza de que a experiência microscópica, ainda na graduação, fará a diferença na trajetória profissional de cada um deles.
Prof. Paulo Ricardo Montesuma Pereira
Docente do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Patologia Clínica Veterinária e em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e graduado em Medicina Veterinária.
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