A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a cada uma de seis pessoas são afetadas pela infertilidade no mundo. Muitas são as hipóteses para tal quadro. Adiar a decisão de ter filhos devido o olhar prioritário para a carreira e ascensão profissional, assim como a mulher no mercado de trabalho cada vez mais ativamente, são alguns dos motivos do atraso desta decisão em formar uma família e, por conseguinte, engravidar.
Acontece que o fator idade para a mulher é uma questão importante para a fertilidade. Afinal, a mulher possui óvulos que envelhecem de acordo com a sua idade. Óvulos em menor qualidade diminuem a chance de concepção, ou ainda uma gravidez saudável. Um outro motivo que afeta a fertilidade de casais e mulheres em dias atuais é a exposição a contaminantes do ambiente. Produtos da queima de combustíveis fósseis, o uso exacerbado de agrotóxicos, a exposição à metais pesados no solo e alimentos e alimentos com variedade de aditivos prejudiciais à saúde são alguns dos influenciadores negativos à nossa saúde e, portanto, à fertilidade de homens e mulheres.
A Nutrição com o olhar para o auxílio à maior chance de concepção é um grande diferencial da atuação do nutricionista. Ofertar nutrientes que favoreça a espermatogênese e/ou aumento da reserva ovariana é um dos pontos centrais. A correção de carências nutricionais, o uso da estratégia destoxificante de contaminantes ambientais, oferta de nutrientes que potencialize uma boa saúde hormonal do homem e da mulher, além do cuidado com a adequada composição corporal que favorece a diminuição de inflamação crônica de baixo grau devido ao excesso de tecido gorduroso no corpo. Estes são alguns dos pontos de possibilidades terapêuticas do nutricionista diante destas necessidades de melhora da fertilidade.
O nutricionista que atua na fertilidade tem um vasto campo de trabalho em clínicas de fertilização, ginecológicas e obstétricas. A busca cada vez maior por esse tipo de atendimento nutricional pelos pacientes e outros profissionais médicos demonstram o diferencial que esta intervenção tem em realizar mudanças positivas na esperança e chances destes casais que buscam aumentar a sua família.
É possível encontrar um grande número de artigos publicados que relacionam a saúde nutricional com a fertilidade, assim como cursos de extensão que promovem a for-
mação nutricional destes nutricionistas que desejam obter conhecimento nesta área e conseguir encher estas mulheres e casais de esperanças e possibilidades.
Profª. Ma. Christielle Félix Barroso Lima
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Nutrição e Saúde, especialista em Fitoterapia Funcional em Nutrição Clínica Funcional e graduada em Nutrição
Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu