O crescimento do e-commerce e os desafios logísticos no Brasil

Você está visualizando atualmente O crescimento do e-commerce e os desafios logísticos no Brasil

Durante a pandemia da Covid-19, o e-commerce se tornou um dos principais canais de compra e venda do país, se mantendo com expectativa de crescimento no pós-pandemia. Isso se dá pelo fato da mudança no perfil de consumo, fazendo com que as empresas tivessem que se adaptar ao novo cenário, de uma forma muito rápida e orgânica. Novos canais de comunicação digitais foram criados, produtos foram adaptados, a exigência aumentou e os serviços tiveram que passar por avanços não previstos, trazendo novos aprendizados para empreendedores e empresas.

Em consequência desses avanços, houve também um impacto de adaptação na cadeia logística, pois com as mudanças deste canal de compra em massa, a competitividade aumentou e prazos de entrega mais competitivos passaram a ser um diferencial competitivo extremamente relevante. Os grandes players do mercado avançaram seus estoques, distribuindo melhor seus produtos e gerando oportunidade de melhores níveis de serviço.

Para as transportadoras e empresas de logística, não foi diferente. Com objetivo de fechar parcerias com as grandes empresas de e-commerce, investimentos precisaram ser feitos para aumentar a capacidade de movimentação de pequenas encomendas, visto que o aumento de clientes de pessoa física, que compram qualquer tipo de encomenda pela Internet, atualmente. Os investimentos passam por equipamentos de separação de pedidos, treinamentos, à criação de pontos avançados de distribuição, gerando maiores alternativas e atrativos para beneficiar o fortalecimento do mercado, que apesar de já existir há muitos anos, ganhou uma força muito maior, e será perpetuada daqui para frente.

Avaliando a contrapartida, houve uma redução de vendas em lojas físicas, o que proporcionou uma queda na necessidade de instalação dos espaços físicos. Com alugueis mais caros e menor receita, empresas tiveram que mudar totalmente suas estratégias, a fim de se manterem saudáveis no mercado. Os preços dos produtos aumentaram, e o consumidor passou a ter a compra em lojas físicas como uma alternativa de conveniência com relação a prazo, ou urgência. Certamente, a logística 4.0 ganhou um novo formato em decorrência de uma catástrofe mundial. E você estudante? Já está adaptado ou se qualificando para esses novos desafios?

Prof. Me. Madson Fernandes de Melo Júnior
Docente do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Energia e Ambiente, especialista em Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar e em Ensino de Matemática e Física e graduado em Matemática (Licenciatura) e em Engenharia de Produção.

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.