A motivação é um fator importante no processo de aprendizagem, pois alunos estimulados estão mais receptivos a novas metodologias, que poderão ajudá-los a atingir os seus objetivos. É necessário colocar que existem motivações do tipo intrínseca e extrínseca e que precisam estar em equilíbrio. Tapia (2015) abordou sobre aspectos da motivação de alunos no ensino superior e pontuou alguns elementos que nos fazem refletir sobre a temática. São eles: o contexto sociocultural em que vivem os alunos, suas crenças e comportamentos; fatores relacionados à sala de aula (como professor e metodologia); sentimentos internos dos alunos, suas necessidades, objetivos e o quanto já estão motivados.
Já Bzunek (2009) abordou os seguintes aspectos: reforço positivo, cognições, valores e metas. Nesse contexto, foram abordados aspectos intrínsecos e extrínsecos. Podemos, então, inferir que: alunos que tem maior motivação interna, tendem a ser mais resilientes e persistentes nas dificuldades, os que tem maior motivação extrínseca, apesar de ser um estímulo positivo, tendem a se envolverem em atividades esperando uma recompensa, como por exemplo, tirar uma boa nota.
De maneira geral, o que pode aumentar a motivação nos estudantes é o fato de pensarem que o seu empenho vai influenciar nas conquistas futuras. Assim sendo, a motivação possibilita recursos e opções para ajudar a trilhar o seu caminho e conseguir alcançar os seus objetivos. Na sala de aula, algo que pode ajudar é a relação entre professor e aluno, que deve estar pautada no respeito, diálogo e afetividade, pois são fatores que contribuem para a motivação no ensino superior.
Nesse sentido, “o professor cumpre duas funções distintas e complementares: a de recuperar os estudantes desmotivados e a de implementar e manter otimizada a motivação para aprender” (Bzuneck, 2009). Portanto, a motivação deve estar pautada em uma relação educativa amigável, colaborativa, respeitosa e equilibrada, que possa incentivar os alunos a melhorarem seus estudos, habilidades, incentivando a lutar pelos seus objetivos e alcançar as suas metas.
Referências bibliográficas
Alonso Tapia, J. & FITA, E. C. (2015). A motivação em sala de aula: o que é, como se faz (11a ed.) São Paulo: Edições Loyola.
Bzuneck, J.A. (2009). A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In E. Boruchovitch & J.A. Bzuneck. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes.
Profª. Lucíola Lima Caminha Pequeno
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Docência em EaD e graduada em Pedagogia.
Saiba mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.