Mercado de trabalho na Odontologia

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Você se formou? O que fazer agora? Existem opções de mercado na Odontologia em vários nichos. Saiba algo: Apenas ter o diploma não garante uma vaga de emprego. Era o tempo que com o diploma em mãos você tinha certeza que seu emprego estava garantido. Hoje é necessário estudo contínuo e pós-graduações para você se tornar interessante ao mercado. Atualmente, a maioria dos concursos não contratam apenas dentistas, mas especialistas como endodontistas, periodontistas, implantodontistas, ortodontistas etc.

Para a docência, exige-se pelo menos que o profissional seja especialista. Ou seja, é fundamental para que o profissional possa se destacar a continuidade do seu aprendizado. Existem nichos de mercados que você pode entrar:

  1. Abrir seu consultório próprio;
  2. Trabalhar em uma clínica;
  3. Fazer concursos públicos;
  4. Docência;
  5. Exercer cargos de gestão pública da saúde bucal.

Hoje, falarei sobre como abrir um consultório odontológico:

  1. Abrir consultório:

É necessário ter alguns requisitos

  • Recursos financeiros: Para abrir um consultório, é necessário ter dinheiro para investir. O investimento gira próximo de R$ 100.000,00.
  • Ter confiança no seu trabalho. Não pode demonstrar insegurança. Diferentemente da faculdade que você tem um aluno para te auxiliar e um professor para supervisionar, no seu consultório, será apenas você e seu paciente.
  • Saber lidar com finanças. Se você é desorganizado financeiramente, será com seu consultório.
  • Ter funcionários. O maior custo das empresas são os recursos humanos.
  • Saber lidar com fornecedores. Comprar bem os materiais dentários e saber dialogar com algo que é muito difícil para alguns profissionais, o laboratório de prótese. Sabendo conseguir bons preços, você poderá dar um preço melhor ao seu paciente, ou até aumentar sua margem de lucro.
  • Saber lidar com a burocracia. Tem que fazer seu registro sanitário e tirar o alvará de funcionamento. Saber fazer o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS).
  • Vai abrir como consultório ou clínica. Você sabe a diferença?

Consultório: Precisa apenas do seu CPF e CRO profissional.

Clínica: Precisa que você registre junto à junta comercial e tenha seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). É necessário constituir um contador para abrir e manter sua empresa mensalmente, além de registrar a sua clínica junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO) como Empresa Prestadora de Assistência Odontológica (EPAO). Com certeza, além de ter custo da anuidade como profissional, ainda terá o custo da anuidade da clínica.

  • Trabalhar o marketing do consultório para atrair pacientes. Com o advento das redes sociais, o profissional pode divulgar o seu trabalho e atrair clientela. Porém, muito cuidado nas postagens. Nosso código de ética tem muitas restrições, que se o profissional ultrapassar seus limites está propenso a processos de ética junto ao Conselho Regional de Odontologia.

Portanto, ter um consultório é como ter uma empresa. Não basta ser dentista, é necessário ao profissional ter um conhecimento das diversas formas para manter o seu consultório lucrativo e atraente aos seus pacientes e ter responsabilidade perante os órgãos fiscalizadores.

Prof. Gustavo Heimbecker Castelo
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Especialista em Vigilância Sanitária e graduado em Odontologia

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