Instagram: uma loja virtual com muitas potencialidades

Você está visualizando atualmente Instagram: uma loja virtual com muitas potencialidades

Prezado leitor, a rede social on-line Instagram, lançada em 06 de outubro de 2010, que inicialmente tinha o propósito de compartilhar fotos e vídeos de seus usuários, alcançou uma relevância sem precedentes para potencializar as vendas virtuais. Diante do surgimento do vírus da Covid-19, diversas mudanças ocorreram nas empresas. Milhares de comerciantes que antes da pandemia vendiam seus produtos em lojas físicas, se viram na necessidade de romper com antigas ideias e reconhecerem o potencial das redes sociais, em especial, o Instagram, como um instrumento para diminuir a distância entre seus clientes. De fato, a possibilidade de não pagar aluguel, aumentar o número de clientes e ampliar a exposição de produtos potencializou sobremaneira o comércio virtual.

Os necessários lockdown que foram impostos aos consumidores e empresários durante a pandemia infligiram, por exemplo, no Brasil, uma situação de incerteza no que diz respeito à impossibilidade dos empresários se poderiam ou não abrir seus pontos comerciais. Os empresários por necessidade passaram a expandir seus negócios das lojas físicas também para as potencialidades do Instagram.

Certa vez, meu prezado leitor, pude testemunhar o relato de um motorista de aplicativo que descreveu que ele e sua esposa para complementar a renda familiar produziam e vendiam bolos de aniversário voltado para o público infantil através do Instagram. Durante a viagem, ele me mostrou uma grande variedade destes bolos no seu smartphone. O casal recebia os pedidos pelo Instagram e o marido fazia a logística de entregar os bolos na residência de seus clientes. Fiquei refletindo, ora, esse casal sabe trabalhar! Não possuíam uma loja física, e não pagam aluguel. Estão livres do incômodo do custo fixo!

O corre-corre do dia a dia tornou as decisões de compra muito mais rápidas. Milhões de consumidores hoje buscam satisfazer suas necessidades à distância através de smartphones, computadores, tablets, etc. Hoje, o consumidor é muito mais exigente! Mais do que nunca a expressão “tempo é dinheiro!” ganhou uma importância sem precedentes. Os empresários de hoje precisam aprender rapidamente sobre as mudanças deste novo consumidor que inclui como ele pensa e como ele deseja seus produtos através das redes sociais.

Portanto, meu prezado, leitor se você está desempregado ou possui um pequeno negócio, uma forma de montar o seu “ganha pão”, ampliar a sua carteira de clientes ou eliminar o peso do aluguel, a criação de um perfil no Instagram para o seu produto é a grande sugestão deste texto. Agora, só depende de você! Vontade de trabalhar, criatividade e o Instagram, sem dúvida, vai potencializar seus ganhos!

Prof. Me. Geraldo Sinval da Silva
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Administração de Empresas, especialista em Gestão Integrada em Marketing e Logística e graduado em Administração

Saiba mais sobre o Curso de Marketing da UniAteneu.