Muito se fala em colocar em prática o que se aprende durantes as aulas do Curso de Pedagogia, se anseiam por esse momento, mas os alunos se surpreendem sempre quando se deparam com essa disciplina. O estágio supervisionado é uma etapa importante e essencial para a formação do aluno, pois nele se reflexiona sobre a docência e a necessidade de mudar diante dos desafios encontrados no caminho do ato de educar.
Autores que entendem sobre essa temática pontuam questões em suas publicações, situações vividas durante o estágio supervisionado, tais como: a importância de planejar a aula, conhecer a realidade do aluno, ser criativo e pesquisador, mudança de comportamento e sair da zona de conforto. Alunos alegam experiência, domínio no ato de planejar, conhecem os conteúdos e muitos outros argumentos. Ao ser questionado pelos alunos, o professor orientador precisar mostrar que não é só ministrar aula, o professor não é um repetidor de conteúdo, mas sim, um formador.
Nessa disciplina, o aluno rever conceitos polêmicos relacionados à docência onde muitas vezes se encontram enraizado na escola e para mudar é necessário se deparar com situações que necessitam o câmbio de comportamento. Noss relatos dos alunos no trabalho final, que é o portfólio ao concluir a disciplina, é possível ter declarações como: é difícil sair da zona de conforto, como é desafiador e o quanto se aprende com os alunos e as situações diárias que ocorrem na disciplina.
O estágio supervisionado é necessário para a formação do pedagogo, pois se reflete sobre a práxis e o que é mais importante, que é educar. Durante esse momento, conhecimentos são somados e agregados no desenvolvimento do futuro professor, sendo assim preparado para fazer parte da educação dos alunos.
Profª. Cristiane Aragão de Pontes Cabral
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Mestranda em Ciência da Educação, especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira e em Ciência da Educação e graduada em Pedagogia
Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu