O funcionamento do corpo humano depende da integração de vários órgãos e sistemas, os quais possuem diferentes estruturas e funções. Apesar das diferenças, as reações químicas que ocorrem nas células são surpreendentemente semelhantes! Chamamos de metabolismo esse conjunto de reações bioquímicas que são responsáveis por manter o nosso corpo vivo.
Durante o exercício físico, para que cada músculo seja movimentado, é necessário um fornecimento contínuo de glicose, o seu principal combustível para a obtenção de energia. Além dos açúcares (carboidratos), as gorduras (ácidos graxos) e as proteínas são utilizadas como fonte de energia pelas células, e podem ser utilizados na síntese de moléculas complexas, como na construção dos músculos, onde as proteínas (como as que consumimos) são usadas para reparar e construir novos tecidos musculares.
O tipo e a quantidade dos nutrientes ingeridos têm influência direta durante o exercício físico e nos resultados obtidos, como o ganho de força e a hipertrofia muscular. Por isso, a nutrição adequada é fundamental para maximizar os benefícios do exercício físico.
Profª. Drª. Denise Rocha Nepomuceno dos Santos
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu.
Doutora e mestra em Bioquímica e Biologia Molecular e graduada em Ciências Biológicas.
Saiba mais sobre o Curso de Educação Física da UniAteneu.