Empreender não é fácil, mas é um dos caminhos para o sucesso e realização profissional. Costumo dizer que há três caminhos difíceis a serem seguidos pelas pessoas que buscam trabalho e independência financeira, no entanto, todos eles exigem muito estudo e preparação. Tem-se o caminho dos concursos públicos para cargos bem remunerados que são altamente concorridos, principalmente, aqueles com possibilidade de crescimento na carreira pública, tendo como maior obstáculo vencer a concorrência para entrar na vaga aberta pela entidade pública.
Na iniciativa privada há muitas oportunidades, porém, é necessário formação nas áreas desejadas e muito empenho para superar os concorrentes com experiência, dedicação e muito trabalho para alcançar o status das pessoas que falta numa organização, agregando valor ao profissional que você se tornará. Os desafios no ambiente empreendedor também não são poucos, é necessário ter afinidade com o negócio que se pretende trabalhar, conhecer e estudar a fundo o mercado em seus três pilares (consumidor, fornecedor e concorrentes), planejar o negócio e colocar em prática os ensinamentos da boa gestão, sempre com criatividade, inovação e persistência.
Muitos empreendedores de sucesso atualmente já tiveram experiências negativas, erraram e pagaram caro pelos erros cometidos, contratempos que um novo empreendedor não está imune a cometer. No entanto, um bom plano de negócio, o estudo das boas práticas de negócio e uma boa preparação podem evitar, principalmente, quando se aprende com o erro dos outros, e tudo isso reduz o risco de um negócio. Para que você tenha sucesso no seu negócio, é fundamental estudar o ambiente de mercado e procurar histórias de empreendedores de sucesso que possam trazer bons ensinamentos e estímulo para buscar seu próprio sucesso.
No livro “Empreendedores Brasileiros” se encontram belas histórias de brasileiros que alcançaram êxito no mundo dos negócios, brasileiros como o Luís Seabra, fundador da Natura, empresa que iniciou suas atividades de forma modesta como microempresa, se tornando hoje na maior empresa brasileira do ramo de perfumaria e cosméticos. Outra história que orgulha os brasileiros é a do Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, que aos 17 anos pediu 500 dólares emprestado ao seu tio para começar um pequeno negócio de fabricação e venda de chocolates no período da Páscoa, empreendimento experimentado anteriormente pela sua mãe que não prosperou, mas que o Alexandre o fez dar certo, e hoje, a Cacau Show é uma empresa bem sucedida que fatura aproximadamente 3 bilhões por ano.
O presente artigo tem por finalidade alertá-lo para as oportunidades de sucesso como empreendedor. Contudo, não basta querer ser dono do seu próprio negócio, o candidato à empresário precisa ter uma ideia consistente, conhecer o mercado e elaborar um bom plano de negócios para levantamento das necessidades iniciais e de manutenção, colocar a mão na massa, ter muita disposição para trabalhar com afinco e tomar decisões estratégicas que façam a diferença. O sucesso pode demorar um pouco, mas ele virá recompensar seus esforços no mundo dos negócios.
Prof. Me. Paulo Roberto Martins Grangeiro
Docente do Curso de Administração do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, tem MBA em Gestão Estratégica de Marketing e graduado em Administração de Empresas. É consultor e palestrante nas áreas de marcas e patentes, plano de negócios, empreendedorismo e inovação.
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