Educação em saúde como estratégia para a detecção precoce do câncer de mama

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O câncer de mama causa um grande problema, principalmente, nas mulheres em decurso do seu elevado índice de morbimortalidade e de mutilação, com consequente comprometimento da autoestima e do desenvolvimento social de quem é por ele acometido. Para o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Para cada ano do triênio 2023 2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022).

Considerando tais dados, verifica-se a importância de uma atenção voltada para saúde da mulher, oferecendo, além dos procedimentos básicos, cuidados especiais que também possam prevenir complicações físicas e emocionais. As ações de prevenção da saúde são uma estratégia fundamental, não só para aumentar a frequência e adesão das mulheres aos exames, como para reforçar sinais e sintomas de alerta, que devem ser observados pelas usuárias que frequentam o serviço de saúde. Além de abordagens para grupos específicos (por exemplo, gestantes, mães de crianças e idosas), é fundamental que os processos educativos ocorram em todos os contatos da usuária com o serviço, estimulando-a a realizar os exames de acordo com a indicação (BRASIL,2013).

Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde durante as consultas com o profissional de Enfermagem. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão de todas as nuances que envolvem os exames, detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Portanto, o enfermeiro deve desenvolver ações educativas junto da população feminina, conscientizando as mulheres sobre a importância da realização periódica dos exames para diagnosticar precocemente a doença, dar orientações relativas às medidas de prevenção e promover uma melhor qualidade de vida para essas mulheres.

Profª. Ma. Raquel Silveira Mendes
Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu.
Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, especialista em Saúde Pública e graduada em Enfermagem.

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