Trabalhar como freelancer: 7 dicas para ajudar a pagar a faculdade

• Categoria do post:Topo
Você está visualizando atualmente Trabalhar como freelancer: 7 dicas para ajudar a pagar a faculdade

Pagar por um curso superior não é algo tão acessível, e conciliar os estudos com um trabalho integral é algo complicado, principalmente quando as aulas da graduação ocorrem em mais de um período do dia. Se essa é a sua situação e você não sabe como conseguir uma renda para pagar a faculdade, o trabalho como freelancer é uma ótima opção para ganhar dinheiro e manter o aprendizado em dia.

O que permite que a rotina do freelancer se adeque com outros compromissos é o fato dele ser um profissional autônomo, ou seja, sem um vínculo empregatício que o obriga a estar diariamente por um horário fixo numa empresa. Desse modo é possível que o estudante adapte suas horas de trabalho conforme o tempo disponível, podendo realizar diversos serviços ao mesmo tempo em épocas calmas e aderir a poucos projetos na semana de provas, por exemplo.

São inúmeras vantagens que um profissional freelancer tem, entre elas estão a renda extra, um horário flexível, liberdade para trabalhar onde tiver interesse, entre outras. Pensando nisso, separamos algumas possibilidades de trabalho para que você inicie sua carreira de freela e consiga custear os gastos da universidade.

Onde apostar suas habilidades como freelancer?

O mercado para autônomos é bem amplo e com diversas oportunidades de trabalho. O avanço da tecnologia fez com que esse tipo de serviço fosse mais fácil de prestar por parte do freela, assim como a internet proporcionou uma maior facilidade de busca a quem necessita encontrar um profissional que faça tal serviço.

Esse tipo de emprego proporciona uma independência profissional e financeira, e isso serve inclusive para universitários que estão na fase de aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Confira a seguir algumas áreas que o freelancer é bem procurado e avalie qual função está de acordo com suas habilidades.

Aulas particulares

Um mercado bem comum de um freelancer é realizando aulas particulares. Você tem domínio de alguma disciplina em específico como português, matemática, história, física e até mesmo inglês ou qualquer outra língua? Nesse caso, ministrar aulas individuais é uma ótima opção para garantir uma renda extra durante o mês.

Você pode prestar esse tipo de serviço para públicos infantis do ensino fundamental como até mesmo matérias específicas de uma graduação, basta ter o domínio sobre aquilo que pretende lecionar.

Estágios

Sabemos que o estágio não é exatamente um freelancer, mas é uma ótima área que permite conciliar trabalho com estudos. Suas maiores vantagens estão na carga horária reduzida e de ser uma oportunidade de dar os primeiros passos exercendo sua futura profissão. Além disso, os estágios são ótimas experiências para o currículo e possibilitam até que você acabe sendo contratado efetivamente no futuro.

Design

A área de design tem um grande apreço pelos profissionais freelancer. São diversas oportunidades para trabalhar com a produção de materiais visuais, como banners, diagramação de e-books, edição de vídeos, infográficos, ilustrações, logotipos, entre inúmeras outras oportunidades.

Trabalhar como freelancer: dicas para ajudar a pagar a faculdade

Mídias sociais

Trabalhar com mídias sociais não é simplesmente ficar navegando na rede observando o feed de publicações, porém é uma área rentável com diversas oportunidades. É preciso realizar publicações conforme o objetivo de marketing da marca, realizar um monitoramento analítico, cumprir metas e dar todo o suporte que a marca precisa na rede.

Redação e revisão de textos

As profissões de redator e revisor estão entre as mais promissoras do mercado, sendo uma ótima oportunidade para quem quer iniciar no mundo do freelancer. Isso se deve ao fato da expansão do mercado digital e do marketing de conteúdo, fazendo com que haja uma alta demanda pela produção de conteúdo.

A área está em tanta ascensão que é comum você encontrar profissionais graduados que optaram por realizar esse tipo de serviço como freelancer. Para atuar na área não tem muito segredo, é preciso ter um certo domínio de habilidades de escrita, além de se aperfeiçoar constantemente.

Tradutor

Assim como o mercado de redação e revisão, é grande a procura de profissionais que sejam capazes de traduzir conteúdos desenvolvidos em uma língua estrangeira de modo que o material não perca o sentido. Entre as produções traduzidas estão textos, artigos científicos, sites, áudios, vídeos e tudo mais que necessitar estar em português.

Há a possibilidade da tradução em tempo real durante reuniões ou congressos online que contam com apresentadores estrangeiros, possibilitando outra oportunidade de trabalho.

Tabulação de dados

A realização de planilhas do Excel organizando números e outros dados é um mercado acessível ao freelancer. É comum empresas procurarem por profissionais para analisar e organizar esse tipo de informação, gerando gráficos e analisando resultados de pesquisa, por exemplo. Se você tem afinidade com esse tipo de função, é uma ótima oportunidade de garantir uma quantia a mais na conta bancária.

…..

Agora que você sabe como bancar sua graduação por meio do freelancer, conheça os cursos oferecidos pela UniAteneu e inscreva-se hoje mesmo!