O sedentarismo ou a prática de inatividade física na era moderna trás inúmeras consequências para o corpo humano. Mas nesse mundo cheio de tarefas e atribuições, nesse mundo de estresse contínuo, como podemos fazer isso? Temos várias atribuições durante o dia. Nós andamos, brincamos, viajamos, trabalhamos, ou seja, fazemos inúmeras tarefas que são realizadas atualmente baseadas em um conforto e em uma facilidade que pode contribuir para uma acomodação e sedentarismo.
A tecnologia pode ser estimulante para o sedentarismo, pois essas tecnologias podem proporcionar que crianças e adultos fiquem mais inativos, visto a facilidade que estas proporcionam. Ficar muito tempo no sedentarismo pode acarretar uma série de contribuições negativas para o corpo humano, mas existe solução. Existem muitas soluções para isso. Primeiro passo: pode ser fazer uma avaliação física. Essa avaliação pode ser primeiramente com o seu médico. Depois, você pode procurar um profissional de Educação Física e solicitar uma avaliação física. Avaliar o seu quadro de saúde é muito importante.
Os próximos passos podem ser definir objetivos. Definir o que você quer para si, definir o seu objetivo com o início da prática de atividade física. E aqui a dica é conversar com o seu profissional de Educação Física e estipular metas individuais, metas específicas que se adequem a você. Uma última dica é criar uma rotina para essa sua nova vida. Lembre-se que para adquirir novos hábitos demora. Os hábitos antigos foram adquiridos com muito tempo, e os novos hábitos serão adquiridos com algum tempo também. Coloque uma meta para você de no mínimo seis meses para você se manter nessa nova rotina. Você vai perceber que muito na sua vida será modificado. Eu espero e torço para que você atinja todos os seus objetivos!
Prof. Me. Francisco Girleudo Coutinho da Silva
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ciências Médicas, especializando em Personal Training e graduado em Educação Física
Saiba mais sobre o Curso de Educação Física da UniAteneu.