Dirigido por Thomas Carter, The Ben Carson Story (2009) baseia-se em uma autobiografia com o mesmo nome. Protagonizado por Cuba Gooding Jr., o filme conta a história do estadunidense Benjamin Solomon Carson, garoto negro de Detroit em meio a uma família desestruturada, pobre, vítima de violência física, social e racial; e com sonho de ser médico. Analfabeta e sem marido, a mãe Sonya Carson (personagem de Kimberly Elise) acredita que a Educação é a salvação para as violências e problemas que ela e sua família vivem, motivo pelo qual incentiva seus dois filhos a ampliarem seus horizontes, desenvolverem a imaginação, aprimorarem as suas inteligências e crerem em si.
A Educação emerge como resultado para uma vida próspera. No Brasil, grandes educadores como Anísio Teixeira (1900-1971), Paulo Freire (1921-1997), Florestan Fernandes (1920-1995), Darcy Ribeiro (1922-1997) e Lourenço Filho (1897-1970) já tinham a preocupação com uma educação digna para todos. Porém, antes da atual constituição federal brasileira, as crianças eram tratadas apenas como responsabilidade assistencial por parte de dirigentes e governantes. Portanto, esses profissionais viabilizaram estudos na educação, com foco nas crianças até seis anos de idade, a tão chamada pré-escola.
A Educação oportuniza o jovem crescer e tornar-se bem-sucedido. Não se pode descurar de fomentar o estudo em nossas crianças, tão pouco nos jovens atuais. A pandemia mundial não é uma desculpa e sim uma oportunidade para aprendermos e apreendermos em diversos meios, seja físico ou digital. Pais e mães devem estar com seus filhos nesse período dinâmico e turbulento no qual vivemos, pois, a formação de um ser, o caráter da pessoa e o futuro profissional estão em formação. Essa é a nossa riqueza, esse é o nosso tesouro.
Ora pelo ensino síncrono, ora pelo ensino assíncrono, quer pelo ensino remoto, quer pelo ensino presencial, a educação é força propulsora de um município, um estado ou uma nação. Por meio de uma educação de qualidade, pode-se desbravar mercados, implementar negócios, abrir empresas, gerir pessoas e operações. É oportunizar vida! A educação não desenvolve apenas a economia de modo particular e geral, mas, sobretudo, desenvolve pessoas e pessoas desenvolvem regiões e cenários.
O filme não é apenas recomendado por suas 15 nominações e oito prêmios ou muito menos por não possuir uma linguagem médica excessiva. Ele é, sobretudo, indicado para inspirar pessoas em qualquer hora e qualquer lugar a serem melhor, a fazerem o bem, a se importarem consigo mesmas, a desmerecerem as imposições externas em prol das competências pessoais internas e aos desejos mais íntimos. A história não é apenas marcante e emocionante. Mãos Talentosas de Bem Carson é o retrato fiel que a Educação oportuniza uma vida melhor, mais justa e mais digna a quem deseja.
Prof. Dr. Ricardo César de Oliveira Borges
Docente do Curso de Administração do Centro Universitário Ateneu
Pós-doutor e doutor em Geografia, mestre em Administração, tem MBA em Administração e Negócios, especialista em Gestão e Didática do Ensino Superior e em Estratégia e Gestão Empresarial e graduado em Administração de Empresas.
Conheça mais sobre o Curso de Administração da UniAteneu.