Alcançar um sonho em ser engenheiro é para alguns um objetivo inalcançável. Porém, com garra, dedicação e determinação em cada disciplina e em cada semestre, ao longo dos cinco anos previstos da graduação, logo esta meta é atingida. Porém, sempre é interessante o discente observar em qual área de atuação quer seguir. No início do curso, há uma disciplina com o nome de “Planejamento de Carreira”, onde o discente faz uma análise do seu perfil profissional, que aborda em quais áreas de gestão que o futuro profissional irá aderir, que são: celetista, investidor, concurseiro e empresário, no qual interpretaremos sucintamente cada perfil a seguir.
No de celetista, o profissional, na sua maioria das vezes, é contratado com a sua carteira de trabalho assinada, conforme preconiza as leis trabalhistas. Já um perfil de investidor, o profissional apenas investe recursos no empreendimento. E no de concurseiro, foca em aprofundar os estudos para serem aprovados em concursos. E o último, não menos importante, é o perfil de empresário, onde o profissional se torna um gestor, seja gerindo uma empresa ou até mesmo abrindo uma para tal, que na sua maioria das vezes, é uma construtora, para executar serviços na área da Engenharia Civil, na construção civil.
Bem, como o mundo em que vivemos está em constante atualizações tecnológicas, precisamos sempre estarmos atentos com essas mudanças, que na sua maioria das vezes, não são repassadas durante a graduação. E aí, qual a sugestão? Uma dica boa é o profissional estudante ou até mesmo recém-formado e os que já atuam há pouco tempo no mercado, ou que já estejam há um bom tempo nele, de realizarem cursos de extensão, de capacitações, de pós-graduação (através de especializações ofertadas pela UniAteneu, mestrados, doutorados ou mesmo cursos profissionalizantes), pois estes são fatores bem importante para entrar e/ou permanecer neste mercado tão competitivo.
Então, vamos a algumas dicas para você: façam cursos de extensão ofertados durante à graduação da instituição de ensino, ou até mesmo, cursos ofertados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), que ficou conhecido como o Crea Capacita, que foca nos profissionais e oferta também vagas para os estudantes de Engenharia, tudo de maneira gratuita. Isso faz com que o aluno enriqueça a sua rede de relacionamentos, o famoso networking, possibilitando o aumento de uma boa empregabilidade.
Quanto mais cursos de curta duração o aluno realiza, mais experiências vai vivenciando no decorrer da graduação e após de formado, e mais ainda ficará preparado para o mercado de trabalho. Então, o que estão esperando? Devem estar se perguntando, mas como faço para receber as oportunidades? Bem simples, basta fazer o seu cadastro na extensão com o coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção e acessar as redes sociais das Engenharias da UniAteneu. É lá que ofertamos. E outra dica é seguir as redes sociais do Crea-CE. E aí, vamos participar?
Profª. Roselena Barreto Cavalcante
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu
Mestranda em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão Empresarial, especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico e em Engenharia de Segurança do Trabalho e graduada em Engenharia Civil.
Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.