A Inteligência Artificial e a produção acadêmica

  • Categoria do post:Educação
No momento, você está visualizando A Inteligência Artificial e a produção acadêmica

Quando se fala em universidade, estamos tratando de três pilares que estão consolidados no que se refere ao sentido maior de uma universidade, trata-se do ensino, da pesquisa e da extensão. O que caracteriza a essência do ambiente acadêmico, sem a pretensão de diminuir os dois outros aspectos apresentados, é a pesquisa. Por ser um centro de excelência intelectual, ela pretende compreender os fenômenos naturais e sociais através das diversas teorias disponíveis com seus critérios de validação, divulgação e avaliação permanente, considerando o momento em que essas pesquisas são realizadas.

Esse contexto apresentado nos remete à utilização, nos dias atuais, das diversas tecnologias disponíveis para armazenamento de um acervo intelectual que certamente cresce de forma exponencial, com qualidade aferida a partir dos meios que cada instituição dispõe. A produção acadêmica efetivada nos centros universitários provém, de uma maneira geral, pela graduação e a pós-graduação. Quando da realização das pesquisas, os diversos cursistas inseridos nesses espaços formativos passam a ter acesso ao acervo disponível, físico ou virtual, que será utilizado com referência para a consolidação dos objetivos traçados nos projetos para pesquisa apresentados.

Fala-se muito agora no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) que corresponde à utilização de máquinas e computadores que simulem o aprendizado, a compreensão, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a criatividade e a autonomia dos seres humanos. O seu desenvolvimento, aperfeiçoamento e uso estão cada vez mais disponíveis ao segmento universitário, que encontrou nesse meio o acesso de forma mais profunda e extensa ao conhecimento produzido sobre os diversos temas fruto do interesse de seus usuários.

Paira uma dúvida, em especial, dos professores universitários sobre a utilização sem algum critério desse tipo de ferramenta de forma parcial ou integral na composição do texto a ser apresentado. É necessário ressaltar que toda produção acadêmica deve passar por dois elementos essenciais: validação e qualidade. A universidade é um espaço mais do que privilegiado de acesso ao conhecimento, ela traduz a confiabilidade, aspecto a ser considerado com fundamental no que é de

Acreditamos que a qualidade nem a autoria ficam comprometidas, se as IAs forem utilizadas de forma ética, respeitando os aspectos normativos exigidos nos trabalhos acadêmicos. E os aspectos éticos devem ser observados nas suas especificidades não só por quem produz, mas também por quem acompanha (orientadores), valida e divulga. O temor deve ser descartado e substituído pela expectativa de que um bom acompanhamento deve ser uma conduta a ser seguida por professores, a quem se credita serem experientes o suficiente no trato com algo que não há mais volta.

Prof. Dr. Jeimes Mazza Correia Lima
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu.
Doutor em Educação Brasileira, mestre em Educação, especialista em Metodologias em Ensino de História e licenciado em História.

Saiba mais sobre o Curso de Pedagogia da UniAteneu.