A dor lombar é responsável por 50% das disfunções músculo esqueléticas do corpo humano, e uma das principais, senão a mais frequente causa de dores, incapacidades funcionais e laborais dos trabalhadores e pessoas com faixa etária entre 20 e 55 anos. Concomitantemente, a lombalgia é causada por má postura, escoliose, bico de papagaio, inflamação, hérnia de disco, excesso de peso, lesão traumática e trabalho repetitivo.
A princípio, vale ressaltar que a lombalgia também pode ser ocasionada devido à compressão do nervo ciático ou artrose na coluna. A dor lombar é um dos principais motivos de ausência no trabalho. Por isso, é imprescindível um profissional fisioterapeuta especialista na área ser inserido em ambientes de trabalho para prevenir e minimizar os riscos das atividades laborais, avaliando fatores que possam apresentar risco à saúde física, psicológica e econômica.
O profissional pode ofertar serviços de pilates, ginástica laboral, análises de ergonomia, tratamentos como termoterapia, eletrotermofototerapia, cinesioterapia, hidroterapia, osteopatia e alongamentos. O tratamento fisioterapêutico não deve se limitar a uma única técnica, mas deve atender às mais diferentes necessidades do trabalhador. Nesse contexto, a inserção do fisioterapeuta é primordial na assistência à saúde do trabalhador, reduzindo as possíveis disfunções motoras lesionadas.
Urge que as empresas promovam parcerias com clínicas especializadas na área ortopédica e traumática ou a contratação de um fisioterapeuta para avaliar e tratar dos funcionários, possibilitando melhora física, segurança, bem-estar, conforto e, consequentemente, boa produtividade. Ademais, é indicado que, ao surgir sintomas, o indivíduo procure por um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar um tratamento, a fim de promover a melhor habilidade funcional, boa de vida e longevidade.
Janice Barbosa
Aluna do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Profª. Drª. Denise Gonçalves Moura Pinheiro
Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Cuidado em Saúde, mestra em Medicina Preventiva e graduada em Fisioterapia
Prof. Me. José Evaldo Gonçalves Lopes Júnior
Coordenador do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Ciências Fisiológicas, especialista em Saúde do Idoso e graduado em Fisioterapia
Conheça mais sobre o Curso de Fisioterapia da UniAteneu.