A importância da suplementação para praticantes de atividade física

• Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente A importância da suplementação para praticantes de atividade física

Nos últimos anos, a suplementação tem se tornado um componente cada vez mais comum entre os praticantes de atividade física, desde amadores até atletas profissionais. A crescente popularidade desses produtos levanta a questão: até que ponto a suplementação é realmente benéfica para quem busca melhorar o desempenho e a recuperação? Como usuário e pesquisador da temática busquei em diversas bases dados evidências científicas que pudessem esclarecer essa questão.

Uma série de estudos demonstra que a suplementação pode ter impactos positivos significativos no desempenho físico e na recuperação. A creatina, por exemplo, um dos suplementos mais estudados, é conhecida por sua eficácia em melhorar a força muscular e o desempenho em exercícios de alta intensidade. De acordo com um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, a suplementação com creatina pode aumentar a capacidade de exercício em atividades de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso e sprints.

Outro aspecto relevante é a suplementação para a melhora da resistência e redução da fadiga. O aminoácido beta-alanina, por exemplo, tem sido amplamente pesquisado e é conhecido por aumentar a capacidade de tamponamento do ácido lático nos músculos. Um estudo publicado na Amino Acids confirmou que a suplementação com beta-alanina pode melhorar o desempenho em exercícios que exigem alta intensidade e duração intermediária, como corridas e provas de resistência.

Ainda no campo da resistência física ao esforço, a cafeína, um suplemento amplamente utilizado, demonstrou em várias pesquisas ser eficaz na melhora da resistência e na redução da percepção de esforço, sendo assim, muito válido no aumento da performance. Após a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 240/2018, que alterou a RDC nº 27/2010, que dispõe sobre as categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro sanitário, somente os suplementos alimentares com enzimas ou probióticos devem ser registrados na Anvisa.

Essa RDC facilitou a entrada no mercado de suplementos com baixo grau de pureza. Embora a suplementação possa oferecer benefícios, é crucial considerar a qualidade dos produtos e a individualidade dos usuários. A pureza e a dosagem adequada dos suplementos são fatores determinantes na eficácia e segurança dos mesmos. Além disso, a suplementação deve ser considerada como um complemento a uma dieta equilibrada e a um regime de treinamento bem estruturado, e não como uma solução mágica. A integração de suplementos deve ser individualizada, levando em conta as necessidades específicas, objetivos e características pessoais de cada praticante.

Assim, a suplementação pode proporcionar benefícios substanciais para praticantes de atividade física, incluindo melhorias no desempenho, na recuperação e na resistência. No entanto, é fundamental abordar a suplementação com uma perspectiva crítica e bem-informada. A qualidade dos suplementos, a adequação às necessidades individuais e a integração com uma alimentação equilibrada e treinamento apropriado são aspectos essenciais para garantir que os benefícios sejam maximizados de forma segura e eficaz.

Prof. Dr. Ed Carlos Morais dos Santos
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Doutor e mestre em Bioquímica e Biologia Molecular e graduado em Química Industrial

Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.