A importância da imagem pessoal e profissional para o mercado de trabalho

Você está visualizando atualmente A importância da imagem pessoal e profissional para o mercado de trabalho

No mundo de hoje, a imagem dos indivíduos, grupos e instituições já se coloca como fator decisivo para o sucesso pessoal e profissional. Esse assunto já vinha sendo analisado e discutido por alguns especialistas há alguns anos, mas tornou-se mais recorrente ainda após a pandemia, que fez com que vários profissionais passassem a home office ou de forma remota de casa, mantendo sua rotina de trabalho e reuniões, que antes realizavam de forma presencial e tiveram que se adaptar ao mundo virtual.

Para quem já estava acostumado com as redes sociais ou trabalhar com ferramentas on-line foi mais fácil esse processo de adaptação, mas para aqueles profissionais que estavam acostumados a realizar tudo no off-line foi mais complicado, unindo esse fator à questão da necessidade de trabalhar e/ou aprimorar a imagem pessoal e profissional para manter a sua credibilidade e rotinas.

Conforme Roberto Palmeira, em seu livro Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal, afirma que:

Quando construímos nossa imagem com charme e inteligência, ganhamos segurança e passamos a nos comunicar melhor com as outras pessoas. No mercado de trabalho, a imagem é o diferencial mais marcante para identificar um profissional. Entre dois candidatos com igual qualificação, sem dúvida ganhará a vaga aquele com a imagem cuidada e conduta elegante (PALMEIRA, 2014, p.21).

Além disso, a imagem pessoal e profissional de qualquer indivíduo caminham de mãos dadas. Desta forma, precisa haver um equilíbrio entre quem “quem você é” e “o que você deseja expressar como profissional” através da sua imagem. Vale lembrar que a imagem é um conjunto de coisas e ela não está ligada apenas à vestimenta ou a forma como os indivíduos se vestem. A construção da imagem envolve tanto os aspectos estéticos, como a aparência física, o corte de cabelo, estilo de se vestir, etc., como também aspectos comportamentais, que envolve desde a comunicação verbal (tudo aquilo que falamos tanto presencialmente ou nas nossas redes sociais), como também a comunicação não-verbal (a forma que gesticulamos, nos comportamos, etc).

É importante frisar ainda que a nossa imagem fala por si só. Ela comunica o tempo todo quem somos e o que queremos. E, se utilizada de forma correta, pode ser um ponto positivo para somar as competências e habilidades de cada indivíduo. Quem souber tirar bom proveito do poder que ela exerce na vida profissional, terá ganhos e com certeza poderá se destacar na sua área. Infelizmente, nem todos sabem ou reconhecem o poder da própria imagem, muitas vezes não sabem como potencializá-la para alcançar os objetivos almejados.

Sendo assim, quem atua no mercado de trabalho ou quem pretende ingressar, deve desde cedo, começar a aperfeiçoar e alinhar a sua imagem aos seus objetivos de forma estratégica, pois ela é uma poderosa ferramenta de comunicação, ou seja, é o nosso cartão de visita.

 

Profª. Mônica Albuquerque

Docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu

Especialista em Gestão da Produção e Logística, tem MBA em Gestão do Design de Moda, é graduada em Moda e atua como consultora e coach de imagem e estilo e consultora corporativa.

 Conheça o Curso de Design de Moda da UniAteneu.