Sabe-se que, várias doenças com diferentes origens acometem a cavidade bucal e são detectadas na clínica pelo cirurgião-dentista durante atendimento de rotina aos pacientes. A compreensão minuciosa da anatomia e histologia da mucosa bucal é fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas enfermidades. Tal fato revela a importância desses profissionais na prevenção de diversas patologias, incluindo doenças malignas como câncer.
As lesões da cavidade oral são alterações do tecido normal, inchaços ou feridas que podem surgir como decorrência de várias causas. Podem ter origem traumática decorrente do uso de próteses ou como resultado de doenças sistêmicas, infecciosas ou imunológicas. Além disso, a literatura científica também relaciona o surgimento dessas lesões ao uso de álcool, alimentação inadequada e cigarro.
Existem inúmeras lesões que podem se estabelecer no complexo bucomaxilofacial, dentre elas pode-se citar língua saburrosa, fissurada e geográfica, herpes labial, candidíase (sapinho), lesões inflamatórias etc. Uma vez detectada uma lesão bucal, o diagnóstico clínico poderá ser confirmado por estudos histopatológicos. Por esse motivo, ressalta-se a importância do conhecimento histológico detalhado dessas lesões.
É conveniente destacar que a cavidade oral é porta de entrada para inúmeros microrganismos como vírus, bactérias, fungos, protozoários. Assim, é fato comprovado que uma boa higiene oral exerce importante efeito na prevenção de doenças provocadas por esses germes. A escovação dentária regular, uso de fio dental, raspador de língua e o uso de enxaguantes bucais contribuem para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis.
Ações diárias simples de higiene podem prevenir doenças contagiosas como o herpes labial, enfermidade causada por um vírus. Muito embora esta doença esteja relacionada ao estado imunológico do paciente, as ações de higiene proporcionam limpeza da cavidade bucal prevenindo ou auxiliando no controle da doença.
É preciso mencionar a importância da aplicação correta da técnica de higienização bucal. Os cuidados básicos de higiene bucal promovem a redução do biofilme local, microrganismos que compõe a microbiota oral, proporcionando limitação de infecções oportunistas e de inflamação tecidual.
Por todos esses aspectos, destaca-se a importância do profissional da Odontologia apto a identificar as lesões bucais e fornecer assistência para seu tratamento, bem como está qualificado para orientar corretamente o paciente no que concerne as medidas preventivas dessas enfermidades.
Profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Doutora em Bioquímica, mestra em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) e graduada em Ciências Biológicas.
Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.