A globalização e sua influência sobre o papel do professor no ensino superior

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As mudanças ocorridas com o advento da globalização vêm requerendo a reestruturação no cenário educacional, dentro do processo de ensino e de aprendizagem, na sua forma pedagógica, uma vez que há uma dinâmica contemporânea fundada em novos conceitos de educação, de competência, de habilidades e, consequentemente, de formação profissional.

É master percebermos um pouco sobre o que está acontecendo à nossa volta, e nos questionarmos sobre: que mudanças vêm ocorrendo no mundo com a globalização? Para onde iremos? Como nos posicionar diante dessas mudanças? O que é necessário para acompanhá-las dentro da educação?

Esse tempo tem sido marcado por avanços tecnológicos, principalmente, no mundo digital, e como educadores, precisamos compreender que essa mudança também precisa acontecer em nossas práticas pedagógicas. De acordo com Rivero; Gallo (2004), “queiramos ou não, hoje estamos envolvidos em um processo que não é apenas nosso, brasileiro, nem latino-americano, mas que depende da realidade mundial onde está inserido, o que nos faz navegar, todos, em um mesmo barco” (Rivero; Gallo, 2004, p. 79).

Essa situação nos coloca diante de algo novo diante da sociedade em que vivemos. Esse novo é “o impacto da nova revolução tecnológica”, que acontece sobre a produção e socialização do conhecimento, e respectivamente sobre a formação de profissionais. Nessa perspectiva, nos deparamos com diversos níveis de desenvolvimento tecnológico em nossa sociedade brasileira; este desenvolvimento afeta diretamente dois aspectos primordiais da universidade: a forma de produção e propagação do conhecimento e a revisão das carreiras profissionais (Masetto, 2003).

Diante da globalização, fica claro que o papel do professor precisa deixar de ser o de repassador de informações; essa ação já está no seu limite. É bem verdade que, diariamente, estamos sujeitos a ser surpreendidos com informações novas, e que essas informações estão ao alcance de nossos alunos na “palma de suas mãos”, literalmente falando, e que isso nos deixa, como professores, numa situação de não mais permanecer acomodados em simplesmente passar conteúdo.

A internet trouxe o mundo para dentro de nossas casas, e como docentes precisamos nos atualizar para se beneficiar com ela dentro da educação, e um dos proveitos que podemos ter está relacionado ao uso das novas metodologias de ensino ofertadas dentro do mundo digital. Enfim, o papel do professor é o de contribuir para a formação do aluno, no contexto atual da educação. E um dos caminhos para que isso aconteça está centrado no uso das competências e habilidades que os professores têm na prática de sala de aula, e principalmente, adequá-las aos desafios do mundo moderno, e isso figura como a grande problemática do educador/educando (Perrenoud, 2000).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RIVERO, Cléa Maria L.; GALLO, Silvio (org.). A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru/ SP: Edusc, 2004

Profª. Sílvia Leticia Martins de Abreu
Docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu
Mestranda em Ciências da Educação, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, em Didática em Ensino Superior e em Administração Escolar, tem MBA em Gestão e Negócios e graduada em Letras – Português/Inglês.

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