O Marketing é a ciência das melhorias constantes com vistas à satisfação dos consumidores de todo e qualquer desejo ou necessidade e envolve pelo menos duas partes: quem fornece e quem recebe! Dito isto, Pode-se afirmar que quem recebe, quer sempre receber o melhor pelo menor custo ou preço! Não existe uma empresa no mundo que pertença a uma máquina, então o mínimo possível de seres humanos ainda é exigido do lado da entrega de serviços e produtos.
A formação das pessoas que lideram equipes em tomadas de decisões é o cerne do sucesso nas passagens de ordens e feedback de resultados na sequencia produtiva das empresas contemporâneas. Sendo assim, quanto melhor forem formados e educados os líderes e distribuidores de ordens nas empresas, melhores serão entendidas e respondidas as mesmas por toda a escala produtiva de cima a baixo do organograma funcional.
Ainda há algo mais importante em todo este esforço de organização na pessoa do líder… É a imagem que ele posiciona sobre as pessoas comandadas e o reflexo externo do público consumidor que reflete sobre a marca da empresa. Neste âmbito, aparece o marketing empresarial com seus tópicos formativos organizacionais parta ditar parâmetros de qualidade e mensurações de performance pelo caminho. Não somente isto! Mas, a criação de manuais de formação, testes e seleção de melhores para as funções com o objetivo de oferecer aos envolvidos mais tranquilidade no trato do cliente interno.
Os símbolos de força de uma empresa nos mercados que usam branding em seus “share of wallet” são: a marca, o produto, a empresa, o pessoal e o status completo. Sendo assim, aprimorar o quadro principal da empresa é básico nesta batalha de mostrar quem merece a preferência do consumidor. As redes sociais terminam este trabalho jogando responsabilidades de opiniões e respostas profissionais sobre os gestores que aparecem sempre para prestar informações públicas por este ou aquele evento. É mister ter cada um em perfeito estado de prontidão ao se apresentar.
Prof. Me. Mariano Lins
Docente do Curso de Marketing do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Gestão e Auditorias de Meio Ambiente, especialista em Logística Empresarial, tem MBA em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e é graduado em Marketing de Varejo
Saiba mais sobre o Curso de Marketing da UniAteneu.