Bioquímica é a área que estuda as moléculas responsáveis pela vida. Por isso, ao longo de nosso estudo, conheceremos partículas fundamentais para a vida, como a água, os sais minerais, os lipídios e os ácidos nucleicos. Por ser uma disciplina que envolve uma série de fatores que estão diretamente relacionados a outras disciplinas, sua importância é indiscutível na formação significativa dos profissionais da Saúde. Tais profissionais necessitam da disciplina de Bioquímica para realizarem suas pesquisas na área de Bioquímica ou em outras áreas que tenha relação com a Bioquímica, como Biologia Molecular, Genética, Imunologia, Fisiologia Vegetal e Animal entre outras.
A Bioquímica é o principal ponto de contato com as outras ciências biológicas. A base da Bioquímica é esclarecer as transformações que ocorrem dentro da célula viva. Dessa maneira, faz-se necessário entendimento e aprendizado de maneira eficiente e adequado às necessidades de cada curso. No entanto, quando abordada de forma interdisciplinar, se faz importante para o fortalecimento do conhecimento e para a formação profissional como um todo.
O bioquímico precisa conhecer a estrutura química das substâncias que compõe a matéria-prima, e sua distribuição dentro do corpo e da própria célula. Os laboratórios de Bioquímica Clínica devem contar com um ambiente bem organizado e que possua programas de alta qualidade, pois isso irá garantir resultados mais abrangentes e confiáveis. O progresso da eletrônica permitiu a fabricação de equipamentos sofisticados e sensíveis, que permitiram velocidade e confiabilidade na liberação dos resultados. Este avanço proporcionou diagnósticos mais precisos e rápidos para a Bioquímica Clínica.
Prof. Me. Francisco Mário Sidney Oliveira
Docente do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Ateneu
Mestre em Microbiologia Médica e graduado em Biomedicina
Saiba mais sobre o Curso de Biomedicina da UniAteneu.