A valorização do profissional de Enfermagem no Brasil: ainda é um desafio?

  • Categoria do post:Saúde
No momento, você está visualizando A valorização do profissional de Enfermagem no Brasil: ainda é um desafio?

A Enfermagem desempenha um papel crucial no cuidado e na promoção da saúde da população nos diferentes níveis de atenção à saúde. Para promover um cuidado mais humanizado e holístico, é necessária uma formação técnica, humana, científica e ética adequada desses enfermeiros, buscando desenvolver profissionais capacitados, responsáveis, que valorizem e que coloquem em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo melhoria da qualidade da assistência prestada.

Mas, observa-se que existem alguns fatores que dificultam a execução adequada dessa assistência prestada, como escassez de recursos humanos, falta de insumos e investimentos na área da saúde por parte dos gestores, além da desvalorização da equipe de Enfermagem.

A Enfermagem lida com muitos desafios ao longo da sua trajetória, dentre os quais destaca-se a desvalorização profissional. Associado a isso temos as jornadas de trabalho exaustivas, duplos ou até triplos vínculos empregatícios, baixos salários e condições de trabalho precárias. Todos esses fatores influenciam diretamente na assistência prestada aos pacientes, acarretando efeitos negativos na prática do cuidado. A Enfermagem deve adotar uma postura proativa, usando evidências científicas para reivindicar melhores condições de trabalho e valorização.

A luta pela valorização da categoria ainda é um desafio no Brasil. Há anos busca-se por melhorias nas condições de trabalho, dimensionamento adequado e salário justo. Existem propostas de lei que buscam mudanças na redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, além da implantação eficaz do piso salarial. Assim, faz-se necessária a sensibilização dos órgãos competentes para o devido reconhecimento e apoio desses profissionais. A luta não pode acabar.

Profª. Drª. Vanessa da Frota Santos
Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Ateneu.
Doutora e mestre em Enfermagem, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, em Informática em Saúde, em Enfermagem do Trabalho e em Saúde Pública e graduada em Enfermagem. É enfermeira da Clínica Obstétrica da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e do Instituto Dr. José Frota.

Saiba mais sobre o Curso de Enfermagem da UniAteneu.