A Educação Física, como campo técnico-científico-formacional que consolida um arranjo de conteúdos e conhecimentos relacionados ao movimento humano como produto histórico-cultural que se manifesta em diferentes períodos e conjunturas, de modo a se vincularem a intencionalidades e circunstâncias variadas, hodiernamente, expressa-se como área acadêmica cujos alicerces se edificam a partir de duas modalidades de atuação: a licenciatura, formação orientada sob uma base educacional-pedagógica, que forma o professores para o trabalho no ensino escolar e o bacharelado, que prepara profissionais para o desenvolvimento de atividades laborais a serem executadas mediante perspectivas diversas, em espaços múltiplos, que compreendem desde vertentes de cunho técnico como aquelas atreladas ao alto rendimento e performance, além de igualmente contemplarem âmbitos intervencionistas direcionados a educação, saúde e bem-estar integral dos sujeitos.
Frente a tal delimitação, ao se considerar a vasta gama de contextos, ações e práticas com as quais os profissionais que se propõem a seguir por essa formação vislumbram possibilidades de desempenho laboral, os cursos de graduação em Educação Física estabelecem como premissa central a oferta de vivências responsáveis pela inserção dos estudantes em itinerários promotores da imersão desses em manifestações corporais inseridas em áreas de atuação diversificadas, vinculadas a públicos e ambientes que compõem um mercado de trabalho pautado em objetivos interligados às necessidades sociais manifestas na era presente.
No tocante à estruturação através da qual se organiza a referida graduação, em se tratando da natureza ampla e heterogênea do ramo interventivo a ser experienciado e problematizado pelo profissional de Educação Física, faz-se primordial que as alunas e os alunos imersos no decurso formativo em discussão se disponham a conhecer, confrontar, refletir e apreender os elementos inerentes às características, aos desafios e às especificidades acerca das realidades em meio as quais se perfaz a profissão que futuramente se exercitará, apesar das predileções previamente construídas, aproximação que se denota como propiciada por componentes curriculares que delimitem como viés focal uma articulação teórico-prática-experiencial, perante o entendimento da relevância do ingresso de discentes em situações concretas de labor, concomitantemente ao contato com os preceitos teorizados em cenários acadêmicos.
Na observância dos aspectos elencados, reforçar a pertinência das condições profissionalizantes facilitadas por componentes curriculares como os estágios supervisionados e as disciplinas extensionistas adquirem enfoque, haja vista o enfrentamento das problemáticas, fatualidades e condicionantes emergentes dos espaços de intervenção que são possibilitadas no vivenciar das experiências in loco, particularidades a serem considerados pelo alunado no decorrer da trajetória formacional, em razão da imprescindibilidade de se constituir um arcabouço de saberes propulsor das habilidades e competências identificadas como essenciais para uma efetiva qualificação na área.
Profª. Ma. Ana Patrícia Freires Caetano
Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu.
Mestra em Educação, especialista em Atividades Aquáticas e graduada em Educação Física e Pedagogia.
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