A Endometriose é uma doença ginecológica inflamatória crônica causada pelo crescimento do endométrio em outras regiões fora do útero. Esta doença pode causar dor, grande fluxo sanguíneo, doenças intestinais, falência ovariana precoce, infertilidade e outras doenças autoimunes. O diagnóstico desta doença pode levar anos para ocorrer, pois culturalmente se naturalizou a dor menstrual, uma dor feminina e que pode ser subestimada por todos à sua volta. Este conceito pode atrapalhar a procura por ajuda especializada que conduza corretamente esse diagnóstico e tratamento.
À medida que esta mulher relata aos seus especialistas este sintoma de dor e a mesma é normalizada, ou ainda, subestimada, ela se percebe nesta tendência de silenciar a sua dor e sofrimento por desacreditar que aquele sintoma é de fato um problema. Outro ponto que muito influencia o diagnóstico tardio é a demora de solicitação de exames específicos para identificar a presença dos focos endometriais não só no aparelho reprodutivo quanto em órgãos adjacentes ao útero. Sim, é um diagnóstico complexo, mas com um pouco de atenção e empatia aos sintomas desta mulher pode reduzir décadas de sofrimento.
A Endometriose é uma doença inflamatória e crônica, portanto tem poder de evolução. Anos que passam sem tratamento, são anos sem controle da doença e maior exposição às suas complicações. Devido a cultura da normalização e a não validação das queixas desta mulher, ela normalizar perder um dia de trabalho pela intensa dor, pode se adaptar a dor durante o ato sexual, ao alto fluxo sanguíneo, ao intestino constipado e distendido, à infertilidade.
São anos da sua perda de qualidade de vida e que impacta na sua saúde mental, obviamente. É forte a associação entre a Endometriose e o estresse, ansiedade e depressão. A Endometriose não é uma doença fatal, fisiologicamente falando, mas deprime e impacta negativamente a vida desta mulher. Precisamos dar voz à essa dor, em especial, os profissionais de saúde devem ter este papel.
Profª. Ma. Christielle Félix Barroso Lima
Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Nutrição e Saúde, especialista em Fitoterapia Funcional em Nutrição Clínica Funcional e graduada em Nutrição.
Saiba mais sobre o Curso de Nutrição da UniAteneu.