Atualmente, estamos vivendo a evolução da Odontologia tradicional para a comentada “Odontologia 4.0”, ou simplesmente Odontologia Digital, na qual a integração entre diferentes áreas e técnicas de trabalho possibilita tratamentos mais ágeis, precisos e estéticos. Essa evolução só foi possível com o surgimento do sistema CAD/CAM em meados dos anos 1980. Com o passar dos anos, investiu-se muito em softwares, hardwares e em uma enorme gama de materiais aplicáveis em sistema CAD/CAM na Odontologia. Hoje, o que temos à disposição são sistemas robustos e com alta tecnologia embarcada.
A Odontologia Digital nasceu com o sistema CAD/CAM, mas recentemente tomou grandes proporções na área de Ortodontia com o surgimento dos alinhadores transparentes, uma técnica para tratamento ortodôntico com placas de poliuretano que se encaixam perfeitamente na arcada dentária e, com uma sequência precisa de movimentos, corrigem diversas más oclusões.
O primeiro passo para o processo de produção dos alinhadores envolve um escâner intraoral de alta precisão para escaneamento das arcadas superior e inferior gerando modelos digitais, que substituem as moldagens com alginatos e os tradicionais modelos de gesso. Com isso, é possível realizar o diagnóstico da oclusão dentária e inserção desses modelos em um software para criação de um setup digital.
O setup digital é um planejamento de movimentos dentários que serão realizados no ambiente clínico, ou seja, um tratamento realizado em ambiente virtual simulando o que na realidade acontecerá na boca. Atualmente, existem softwares específicos para planejamentos 3D de tratamentos com alinhadores. Sendo assim, dentro desses ambientes, podemos encontrar um universo específico de ferramentas virtuais que possibilitam a aplicação dessa técnica de forma confiável. Dentro do software, utilizamos parâmetros para determinar a quantidade de movimento que haverá em cada etapa do tratamento. Assim, podemos inserir movimentos previsíveis e com forças adequadas para provocar a movimentação dentária.
Quando o planejamento está pronto, os estágios do setup virtual serão enviados para uma impressora 3D que fará a impressão de modelos das arcadas referentes à cada um desses estágios. É a partir dessa sequência de modelos com movimentações sequenciais que as placas serão confeccionadas. Essas placas feitas em poliuretano são termoplastificadas sob os modelos impressos que, em seguida, são cuidadosamente recortadas e polidas para que o uso intraoral seja viável com conforto.
O cirurgião-dentista especialista em Ortodontia tem um papel fundamental nesse processo, pois é ele quem realizará o setup digital programando movimentos biologicamente compatíveis, realistas e previsíveis. Além disso, o ortodontista é o único profissional capacitado para diagnosticar, planejar e tratar más oclusões. Por isso, é de extrema importância estarmos sempre acompanhando o processo de evolução das tecnologias associadas à nossa especialidade.
O domínio dessas técnicas permitirá que o especialista se mantenha inserido no mercado de trabalho atual, afinal, a técnica ortodôntica é apenas um meio. O fim sempre será a saúde, estética e conforto dos pacientes, beneficiando a sociedade com tratamentos que preservem a saúde das estruturas orais e que sejam estáveis a longo prazo.
Profª. Ma. Mariana Petri Feitosa
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu
Mestra em Ciências da Reabilitação, especialista em Ortodontia e graduada em Odontologia
Conheça mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.