Impacto da saúde estética na sociedade atual

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente Impacto da saúde estética na sociedade atual

Durante muito tempo, temas como beleza e corpo e estética foram considerados menores no campo das ciências sociais brasileiras, e mesmo tendo sido mencionados e discutidos por autores fora do Brasil já no início do século XX, estes demoraram a surgir em nosso país.

Ao final do século XX e começo do século XXI no Brasil, houve um aumento exponencial na quantidade de trabalhos científicos e demonstrações culturais da singularidade do corpo, da construção da beleza e estética na nossa cultura deixando um pouco de lado o padrão do homem e mulher trazidos da Europa e criando assim o padrão de beleza nacional masculino e feminino exaltados nas artes e cultura nacional.

Vivemos hoje em um contexto no qual o meio sociocultural veicula ou produz notícias, representações e expectativas nos indivíduos com propagandas, modelos, informações e publicações em redes sociais difundindo um padrão comercial nacional de beleza que acaba por gerar uma pressão social de adequação ao padrão.

A imagem corporal é a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. A indústria cultural, pelos meios de comunicação e redes sociais, encarregam-se de criar desejos e reforçar a imagem padronizando corpos, que por vezes acabam a levar as pessoas a buscarem alternativas para a modificação corporal.

A importância dada à imagem, aparência, corpo, beleza e estética é notória nos dias atuais, onde o culto ao corpo e ao belo é predominante e o não reconhecimento nestes padrões pode acarretarem distúrbios psicossomáticos como depressão, distúrbio bulímico e anorexia, onde além de um problema psicológico os pacientes passam a sofrer de transtornos fisiológicos que prejudicam todos os sistemas corporais.

A sociedade contemporânea assiste deslumbrada à passagem dos corpos perfeitos, que invadem progressivamente todos os espaços da vida moderna, e para que se alcance o reconhecimento corporal se faz necessário um cuidado multiprofissional qualificado que engloba todos os ramos da saúde estética.

 

Prof. Derik Cardoso Girão Mota

Docente do Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu

Mestrando em Healthcare Management, especialista em Microbiologia Clínico-Laboratorial, especialista em Biomedicina Estética e bacharel em Biomedicina

Conheça o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu.