Dependendo da sua idade, você já deve ter presenciado como os empregos mudaram ao passar dos anos. Há algum tempo, profissões como datilógrafo, lanterninha e telefonista estavam em alta, porém atualmente não existem mais estas funções devido ao avanço tecnológico. Há pesquisas realizadas pelo Fórum Econômico Mundial indicando que devido ao avanço da indústria 4.0, muitas profissões entrarão em extinção, assim como tantas outras surgirão devido a necessidades do momento.
Pensando nisso, é importante identificar quais as habilidades que serão mais aproveitadas no futuro e se aperfeiçoar nelas, assim evitando consequências ruins no futuro, como o desemprego.
Entre os pontos altos está o aperfeiçoamento em recursos humanos e soft skills, como técnicas de inteligência emocional, pensamento crítico, criatividade e liderança, por exemplo. Avaliando as tendências de mercado, separamos 8 habilidades necessárias para um profissional do futuro.
Capacidade de adaptação
É necessário que o profissional esteja preparado para se adaptar a possíveis mudanças que virão pela frente. O colaborador do futuro deve compreender que os avanços tecnológicos farão com que seja necessário algumas modificações de funções, e se enquadrar nisso é fundamental para que ele não acabe sendo desligado da companhia por não se enquadrar às necessidades da empresa.
Sendo assim, é importante se manter sempre atualizado e estar por dentro das ferramentas e novos métodos que envolvem sua área de trabalho, possibilitando que você já esteja preparado para adaptações. Ser flexível fará com que, além de evoluir dentro da companhia, diminua suas dificuldades em realizar sua nova função.
Capacidade de analisar informações
Já estamos presenciando na rotina de grandes empresas como máquinas são capazes de absorver e organizar informações de todo o tipo proporcionando uma consulta rápida e ágil aos dados da companhia. No entanto, o que fazer com esse tipo de informação e quais decisões tomar vão além do conhecimento tecnológico dos dispositivos, sendo necessário um ser humano a avaliar as possibilidades e tomar as decisões.
Pensando nisso, o profissional capaz de fazer essa compreensão e agir corretamente será fundamental no futuro, sendo determinante na gestão de empresas.
Comunicação
Diretamente ligado às habilidades interpessoais, saber se comunicar fará toda a diferença. Vivemos em uma realidade que o tempo é curto e crucial, assim, uma comunicação assertiva que transmita suas ideias de forma clara e objetiva determinará que você seja ouvido e notado, caso contrário terá seus pensamentos ignorados devido à falta de interesse e tempo das pessoas.
Gestão de tempo
A habilidade de gerir seu tempo de forma efetiva fazendo com que você consiga produzir mais em um menor período fará com que você se adapte à realidade futura do mercado de trabalho. Com os avanços tecnológicos, nada pode esperar e tudo que demora além da conta se torna velho de uma maneira veloz.
Se você é um jornalista e precisa dar uma notícia, sua audiência pode ir pelo ralo por alguns minutos de atraso devido ao fato de que as pessoas conseguem de informar por meio de um clique.
Esse pensamento se enquadra em qualquer situação do dia a dia, se você demora vinte minutos para fazer algo que seu concorrente demora apenas dez e com a mesma qualidade, ficará para trás e, posteriormente, sendo substituído por alguém melhor.
Iniciativa
Ser proativo e ter iniciativa para a realização de ações, ao invés de ficar dependendo de outros fatores, é fundamental, não somente para o futuro, mas também para o momento atual. O profissional que tem a capacidade de tomar a frente em meio a decisões e enfrentar as mudanças que ocorrerão durante o passar dos anos, terá predominância em relação aos concorrentes no mercado de trabalho.
Além disso, tais ações proporcionam o desenvolvimento de um pensamento inovador, fazendo com que o profissional busque melhorias para a companhia.
Inteligência emocional
Com os ambientes de trabalho cada vez mais estressantes, ter o controle de habilidades interpessoais é fundamental para manter o psicológico em dia e evitar conflitos. É importante que o profissional seja adepto a técnicas de inteligência emocional, fazendo com que seu gerenciamento de equipes seja efetivo e harmônico.
Habilidades de resolução de conflitos, assim como saber escutar o outro, respirar antes de responder ao invés de confrontar diretamente a pessoa e evitar ações que gerem desentendimentos farão com que o ambiente de trabalho se torne mais leve.
Negociação
Uma das habilidades insubstituíveis pela tecnologia é a arte de negociar. Com o maior desenvolvimento do mercado, inúmeras opções de compra estão disponíveis a um clique, fazendo com que técnicas de persuasão e convencimento sejam determinantes para o fechamento de um negócio.
Ser um líder
Ser referência e conseguir liderar sua equipe já é algo procurando desde os tempos atuais. Um profissional que consegue desenvolver o perfil de liderança será um grande motivador, se tornando uma inspiração para os seus colaboradores. Além disso, uma boa gestão fará com que os funcionários se tornem vozes da empresa, fazendo com que, além de se sentirem satisfeitos com a função que ocupam, transmitam coisas positivas sobre o seu negócio.
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