Estamos vivendo tempos de grandes mudanças e uma das mais urgentes está no campo da Educação. O mundo da empregabilidade, o caos social e o desequilíbrio moral em que estamos inseridos estão procurando homens e mulheres que vistam, de fato e de direito, a armadura de um verdadeiro cidadão para ajudar a raça humana nesta difícil travessia social e moral que o mundo está metido. Ensinar para transformar vidas, construir condutas e formar seres capazes de buscar o bom que o passado levou, e reconstruir o presente para visualizarmos um futuro producente, é a necessidade premente destes conturbados dias.
Grandes desafios para aquele e aquela que abraçar com o coração e a razão o continente docente tão carente de profissionais eficientes para estes novos tempos, que precisam não só de mudanças, mas de grandes transformações em todas as áreas possíveis e imagináveis de nosso planeta educacional. Sendo a Educação a grande alavanca para o desenvolvimento de uma pessoa, um povo e uma nação, cabe a nós professores ensinar para transformar.
Ensinar para transformar são duas palavras que precisam de muita atenção da parte da docência em todos os níveis de ensino. Isto porque estamos já navegando em uma nova era de vida, chamada por alguns de a era pós-Covid-19, quando muito será exigido do profissional que trabalhará na formação de vidas. O mundo está em total transformação e as ciências estão em ritmo acelerado buscando formas e métodos que tragam mudanças em todas as áreas qualitativas para o usufruto da humanidade. Todos precisamos saber que as linhas formadoras de vidas são geradas no útero da Educação.
Os dias futuros não serão fáceis. Creio que serão dias seletivos, quando o mundo globalizado exigirá profissionais com múltiplas inteligências para atenderem as múltiplas necessidades do mercado de trabalho globalizado. É aí que entra o maestro, o mestre, o técnico que estará à frente de uma sala de aula, conduzindo crianças, adolescentes e jovens. O professor, por sua vez, abraçará este grande desafio de ensinar para transformar vidas focando no futuro promissor de cada aluno que de sua orientação vier precisar. Ensinar para transformar será a bola da vez no futuro que se avizinha.
REFERÊNCIAS:
MORAN, José Manuel. REVISTA INTEÇÃO, São Paulo, 2000, vol. V, p. 57 a 72.
OLIVEIRA, Ivone Boechat, o FUTURO CHEGOU – reflexão sobre o cotidiano. Rio de Janeiro, Reproarte Gráfica Editora. 1999.
RICOTTA, Luiza, VALORES DA EDUCAÇÃO – uma ponte para a sociedade do futuro, São Paulo, Ágora, 2006.
WILKISSON, Bruce H. AS 7 LEIS DO APRENDIZADO, Editora Betânia. Av. Iguaçu, 1700 B. água verde. 80240-030. Curitiba- PR.
Prof. Dr. José Deusimar Rodrigues
Docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu
Doutor em Psicanálise
Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu.