A importância do brincar para as crianças

  • Categoria do post:Saúde
Você está visualizando atualmente A importância do brincar para as crianças

O universo da criança é regado de ludicidade. O brincar na Educação Infantil é fundamental para o crescimento da criança. É nesse momento em que ela se comunica, aprende e se desenvolve. Nesse processo, há a construção de sua autonomia, reflexão e criatividade.

É no brincar que a criança usa da sua imaginação, cria propósitos, forma planos de vida reais, ou seja, ela avança através da ludicidade e com uma atividade lúdica caminha na sua evolução.

É no momento do brincar que a criança vai seguindo por sua criatividade. Em um momento ela caminha pela lua, em um outro ela navega por mares desconhecidos e no segundo seguinte, visita um planeta desconhecido. Todo esse repertório imaginário faz com que o seu desenvolver seja palpável.

Na escola, esse brincar vira coletivo. A socialização no ato da ludicidade faz desse momento um momento repleto de desenvolvimento. Ela aprende regras de convivência, entende seus limites e descobre o que seu corpo é capaz de fazer.

Nesse período de escolarização, a criança, ao brincar, estará desenvolvendo aspectos motores, cognitivos, afetivos, sociais e culturais. A aprendizagem acontece de maneira significativa quando a mesma é feita com qualidade, ou seja, levando em conta aspectos do desenvolvimento de cada um e priorizando brincadeiras adequadas para cada fase.

Nessa fase onde o desenvolver acontece de maneira tão intensa e rápida, ter um professor que a faça brincar, superar seus medos e criar vínculos vai influenciar na sua vida adulta, tornando cidadãos mais ativos e assim, ganhando em qualidade de vida!

A criança sente necessidade de movimento!

 

Profª. Bruna Oliveira Alves

Docente do Curso de Educação Física da UniAteneu

Mestra em Ensino na Saúde e especialista em Educação Física Escolar

 

Conheça o Curso de Educação Física da UniAteneu.