Com o avanço da era digital, todas as áreas evoluíram e uma delas foi a Odontologia. Inúmeros procedimentos antes realizados em várias sessões são hoje realizados de forma mais rápida, de maneira mais eficaz, com menor margem de erros e de forma mais previsível.
A solução para o tratamento dos pacientes ficou mais ágil, eliminando o desconforto dos pacientes e a quantidade de sessões clínicas. A tecnologia digital se tornou uma aliada ao profissional, e quem trabalha com ela a seu favor atua no mundo físico e no mundo virtual.
Praticamente todas as áreas de atuação do cirurgião-dentista tiveram avanços e aplicabilidade de técnicas digitais. Cirurgias guiadas sem corte com implantes dentários, reabilitações com próteses dentais, tratamento ortodônticos mais previsíveis, análise estética do sorriso e até mesmo tratamento endodôntico (canal) e cirurgias periodontais estão no leque de opções.
Para ser introduzido na Odontologia Digital, o paciente precisa ser “digitalizado”. Através de scanners odontológicos, impressoras 3D, tomógrafos e softwares específicos, o paciente pode ser “digitalizado” e moldado virtualmente e podemos obter modelos tridimensionais e planejarmos os casos de maneira previsível. Podemos mapear a boca e o rosto do paciente.
Até mesmo através de um tablet é possível controlar o famoso “motorzinho” do dentista, tornando o processo mais silencioso e confortável. A Odontologia Digital é um caminho sem volta, tornando o tratamento odontológico mais rápido, confortável e minimizando erros.
Prof. Me. Félix Nina Neto
Docente do Curso de Odontologia da UniAteneu
Mestre em Clínica Odontológica e especialista em Implantes Dentários
Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu.