As empresas atualmente buscam se tornar mais competitivas no mercado, o que torna o engenheiro de produção e o profissional do Marketing grandes aliados das empresas nas batalhas pela vantagem competitiva no mercado. Essa pode até ser uma das opções menos lembradas quando as pessoas imaginam possíveis caminhos para um engenheiro de produção. Mas, a verdade é que as duas áreas possuem muito mais em comum do que se pensa.
O conceito de Marketing basicamente é o conjunto de esforços, técnicas e ferramentas que trabalham junto para atingir o mercado. Resumindo, é fazer a ponte entre o produto e o consumidor. De modo geral a Engenharia de Produção se dedica à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maiores conhecimentos e habilidades, para que utilizando desse conhecimento especializado em Matemática, Física e Ciências Sociais, objetive aperfeiçoar processos e aumentar o lucro das empresas.
Diante da necessidade do mercado em encontrar profissionais capazes de fazer uma leitura de números e dados para tomar decisão, ter um funcionário que consiga fazer uma interpretação dos dados do Google Analytics e seus inúmeros indicadores, por exemplo, contribui para o sucesso das campanhas. Analisar o número de acessos, a taxa de rejeição, a visualização das páginas, a duração da visita, o engajamento e a conversão durante a ação contribuem para que erros sejam minimizados e, principalmente, que prejuízos sejam evitados. E o engenheiro de produção torna-se aliado dos especialistas em comunicação, que definem a forma das mensagens e têm a criatividade como seu diferencial.
Se para alguns profissionais de comunicação esse movimento do mercado pode criar alguma insegurança, para os que escolheram a área de exatas um novo mundo começa a se abrir. Como o Marketing Digital não é a primeira opção de atuação, a ampliação do leque de oportunidade começa a fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A escolha por esses profissionais é mais uma vantagem competitiva da empresa, do que uma questão de colocar engenheiros e publicitários em confronto no mercado de trabalho. Tem muito espaço no online para ser criativo e inovador, mas existe uma área que cresce muito rápido, que é a parte de performance, que não é tão criativa.
Podemos concluir que a Engenharia de Produção visa produzir com qualidade, baixo custo e da melhor maneira possível a fim de tornar a empresa mais competitiva, assim como o Marketing, que busca satisfazer os consumidores visando também tornar a empresa mais competitiva. A dificuldade é unir os profissionais, mas como vimos, os dois trabalhando em conjunto significa maior força para a empresa se destacar no seu mercado. Além disso, maior destaque aos profissionais que se comunicam para crescer.
Prof. Me. Victor Hugo Fernandes
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.
Mestre em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Projetos e engenheiro de Segurança do Trabalho
Conheça o Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.