Farmácia: saiba mais sobre o curso e área de atuação

Você está visualizando atualmente Farmácia: saiba mais sobre o curso e área de atuação

Quem opta por cursar Farmácia irá estudar, de forma geral, a composição e a produção de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e demais substâncias relacionadas, com grande possibilidade de atuar na assistência médica e química.

As possibilidades de carreira para um farmacêutico são inúmeras, com foco nas drogarias, no desenvolvimento de remédios por meio de componentes sintéticos e reações químicas, nas análises e controle de qualidade de produtos de acordo com regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias e nas demais etapas do processo de execução dos medicamentos, garantindo o uso correto por parte dos pacientes.

Através de um vasto conhecimento em Ciências Biológicas e funcionamento do organismo, o farmacêutico possui uma visão ampla sobre tratamento e cura, desempenhando um papel fundamental na prevenção e restauração da saúde.

Qual é o perfil de quem cursa Farmácia?

Para cursar Farmácia, é importante ter interesse pela área da saúde, além de afinidade com as matérias de Química e Biologia.

Em termos de habilidades comportamentais, um bom farmacêutico precisa ser, acima de tudo, humanista, entendendo o seu papel de agente transformador na saúde e com uma função que causa impacto direto na vida das pessoas. Também é indispensável a responsabilidade e a ética no trabalho, e a constante curiosidade sobre as novidades do mercado.

O que o aluno aprende durante o curso de Farmácia?

Com duração média de 5 anos, o bacharelado de Farmácia tem como objetivo preparar os alunos para atuação em pesquisas, produção, preparação, dosagem, distribuição e comercialização de produtos farmacêuticos, tais como medicamentos, cosméticos, produtos de beleza e higiene pessoal.

Dentre as principais matérias estudadas durante o curso, estão:

• Química Geral e Inorgânica
  • Saúde Coletiva
  • Genética Humana
  • Biofísica
  • Biologia Molecular
  • Imunologia
  • Química Farmacêutica
  • Farmácia Hospitalar
  • Botânica Aplicada
  • Tecnologia dos Medicamentos
  • Cosméticos e Sanificantes
  • Controle de Qualidade de Microbiológico
  • Parasitologia Clínica

A graduação em Farmácia do UniAteneu também é focada em formar farmacêuticos competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados de maneira generalista no cuidado e nas suas dimensões assistenciais, gerenciamento, pesquisa e atendimento à comunidade.

Você pode conferir a grade curricular completa do curso de Farmácia UniAteneu aqui.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

O mercado de trabalho para quem atua na área farmacêutica é abrangente e está constantemente em expansão, indo muito além da atuação em farmácias e drogarias.

Um farmacêutico pode escolher atuar no setor público, como em hospitais, postos de saúde, enfermarias e órgãos de vigilância sanitária, ou no setor privado, com farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidoras, fábricas ou empresas de medicação, beleza e afins.

farmácia

É importante ressaltar que a atuação em Farmácia é regulamentada no Brasil, e para trabalhar na área é necessário ter um diploma de bacharel em Farmácia e obter um registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de seu estado.

Existem mais de 70 áreas de atuação para farmacêuticos, e as principais são:

• Administração Farmacêutica: atuação na gestão estratégica de farmácias e drogarias. Média salarial de R$4.299 ao mês.
  • Análises Clínicas: realização de exames laboratoriais e toxicológicos. Média salarial de R$2.837 ao mês.
  • Imunologia Clínica: estudo de doenças causadas por desordens do sistema imunológico. Média salarial de R$3.130 ao mês.
  • Toxicologia Forense: farmacêutico toxicologista, responsável por reconhecer riscos químicos devido à exposição a agentes tóxicos, examinar instrumentos utilizados em casos de infração penal e afins. Média salarial de R$7.000 ao mês.
  • Cosmetologia: atuação em indústrias e farmácias de manipulação, formulando cosméticos e produtos de higiene. Média salarial de R$1.326.
  • Desenvolvimento de medicamentos: elaboração e testes de princípios ativos/novas drogas a serem lançadas no mercado dentro da indústria farmacêutica. Média salarial de R$5.912.

O salário médio de todas as áreas de atuação de um farmacêutico pode variar de acordo com o nível de formação, região, porte da empresa e cargo.

Além das principais áreas de atuação, existem algumas outras atividades que também podem ser executadas por um profissional formado em Farmácia, como:

• Administração Hospitalar;
  • Banco de Sangue;
  • Bioquímica Clínica;
  • Exames de DNA;
  • Farmácia Clínica;
  • Farmácia Veterinária;
  • Fitoterapia;
  • Genética Humana;
  • Vigilância Sanitária.

É possível cursar Farmácia a distância?

Embora o curso de Farmácia exista na modalidade EaD em algumas instituições de Ensino, o UniAteneu preza por integrar a teoria e a prática da profissão, com aulas em laboratórios, estudos de campo e afins, além de monitorias e ligas acadêmicas.

Para proporcionar uma experiência mais completa e dinâmica para os alunos, a graduação em Farmácia do UniAteneu está disponível apenas de forma presencial.

Por que estudar no UniAteneu?

O UniAteneu conta com uma estrutura completa e uma metodologia de ensino focada na experiência do aluno, com um corpo docente altamente preparado, laboratórios modernos e biblioteca equipada para garantir máximo aproveitamento das matérias durante a graduação em Farmácia.

Além disso, o curso de Farmácia da UniAteneu oferece ao aluno a oportunidade de vivenciar grandes experiências acadêmicas, com o objetivo de conquistar os resultados voltados para as práticas de ensino, pesquisa e extensão na área.

Vem ser UniAteneu!