A Contabilidade atualmente afirma-se como uma sendo a “linguagem dos negócios”. Para que essa leitura seja compreendida e confiável, ela deve se basear em dados concretos, reais e verificáveis. Na Contabilidade Geral, essa premissa aparece de forma crítica, pois os registros dos fatos ocorridos dentro das organizações são utilizados por diversos usuários que dependem da veracidade dos dados, tornando-se informações precisas, concretas e decisórias.
Desenvolvimento
O CFC, fazendo-se lei através das NBCs, em específico a NBC TG Estrutura Conceitual, destaca que a informação contábil deve garantir relevância, precisão e representação qualitativa fidedigna. Isso exige registros completos, neutros e livres de erros. O uso de dados sem respaldo técnico, estimados, genéricos e/ou manipulados, compromete a integridade das demonstrações e gera riscos legais e reputacionais.
Com o avanço tecnológico, diversos estudiosos do assunto destacam o papel do blockchain como ferramenta de validação contábil. Essa tecnologia permite registros imutáveis, auditáveis e transparentes, reforçando a importância de dados concretos na era digital. O contador, nesse cenário, assume papel estratégico na interpretação e validação das informações, na governança corporativa e na sustentabilidade das empresas.
Para o aluno contábil, compreender essa essência, traz grande valor no desenvolver das competências, análise crítica, ética profissional e domínio técnico. A formação acadêmica deve estimular o uso de casos reais, simulações e estudos de demonstrações autênticas, promovendo o raciocínio contábil e a capacidade de tomada de decisão com uso da IA através do blockchain. Nessa nova realidade, o contador vê-se como o guardião da realidade econômica das entidades.
Considerações
Este artigo reforça que a Contabilidade Geral não é apenas uma técnica de escrituração, mas uma ciência que exige compromisso com a verdade dos números. Os dados concretos extraídos em blockchain, fortalecem a confiança social, o rastreio da informação e contribui para uma atuação ética, íntegra e transparente. Para Gil (2025), o estudo da Contabilidade Geral torna-se imprescindível no desenvolver das habilidades e competências acadêmicas – a verdade dos números como base da profissão contábil.
Profª. Ma. Alexsandra de Matos Gil
Docente do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Ateneu.
Doutoranda em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Alimentar, com MBA em Auditoria e Perícia Contábil e graduada em Ciências Contábeis.
Saiba mais o Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu.