A importância da mobilidade urbana na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento urbano

No momento, você está visualizando A importância da mobilidade urbana na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento urbano

A mobilidade urbana diz respeito à facilidade e à qualidade com que os deslocamentos de pessoas são realizados dentro de uma cidade, visando a garantia do acesso aos destinos pretendidos e a inclusão de todos. O tempo gasto durante o deslocamento é um fator influenciador na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento urbano. Problemas de mobilidade urbana estão presentes nos centros urbanos, gerando transtornos para todos os usuários e em todos os modais, como o rodoviário, o cicloviário e o ferroviário.

Muitos desses problemas podem ser causados a partir da má operação dos sistemas de transportes e da má organização desse sistema. No modal rodoviário, uma linha de ônibus de transporte público, por exemplo, pode ter poucos ônibus na frota, elevado tempo de espera, superlotação, ausência de climatização em países de clima tropical, etc. Ou no modal cicloviário, onde os usuários podem sofrer com a falta de ciclofaixas, ausência de sinalização adequada e etc.

Investir em mobilidade urbana é fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades, impactando diretamente a qualidade de vida da população e a eficiência econômica. É necessário investir em ações públicas que priorizam modais com grande capacidade de transportar pessoas, como ônibus e metrôs, além de investir em modais sustentáveis, como o cicloviário. Com isso, espera-se uma redução de congestionamentos, diminuição da poluição, aumento da qualidade de vida e ambiente urbano mais sustentável e agradável.

Prof. Me. Felipe Oscar Pinto Barroso
Docente do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Ateneu.
Mestre em Engenharia Civil, especialista em Estruturas de Concreto e Fundações e graduado em Engenharia Civil.

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.