Saliva: um líquido muito importante para a saúde

  • Categoria do post:Saúde
No momento, você está visualizando Saliva: um líquido muito importante para a saúde

A saliva é um líquido muito importante para a saúde. Ela apresenta muitas funções, desde a lubrificação da boca até o funcionamento do intestino. O homem apresenta glândulas (estruturas que produzem saliva, hormônios, suor e enzimas). As glândulas salivares são as responsáveis pela produção e secreção de saliva. Essas estruturas estão distribuídas na boca e dividem-se em dezenas de glândulas salivares menores, distribuídas pelos lábios, bochecha, soalho bucal e palato, e glândulas salivares maiores em número de três pares. Elas estão localizadas à frente do ouvido, embaixo da mandíbula (queixo) na sua porção posterior e embaixo da língua.

Uma pessoa produz cerca de 1,5l de saliva diariamente. O aumento ou a redução considerável do volume salivar podem ser indícios de patologias das glândulas salivares ou distúrbios sistêmicos. A xerostomia (boca seca) é observada após o tratamento radioterápico de câncer na cabeça ou no pescoço e com o uso de alguns medicamentos. Com a idade, a saliva também diminui. Já a sialorreia (saliva em excesso) pode ser observada em pacientes com paralisias cerebrais e também com o uso de alguns medicamentos.

A seguir, citamos as principais funções da saliva:

  • Auxiliar na digestão: Enzimas como a amilase que iniciam a digestão. Várias outras enzimas também participam.
  • Umectação da mucosa bucal e dos órgãos digestivos: Sendo também importante na formação e umidificação do bolo alimentar.
  • Hidratação das células da mucosa e da língua
  • Antibacteriana local: A saliva auxilia na remoção de bactérias das superfícies dos dentes e na prevenção da cárie. A cicatrização de feridas é outra função importante.
  • Remineralização do esmalte dental:O pH da saliva é muito importante e determinante nesta função. Nos indivíduos com xerostomia (redução da saliva), também se observa o aumento de cáries.

A quantidade de saliva produzida depende de vários fatores, como, por exemplo:

  • Os jovens apresentam uma maior produção: Na terceira idade, a redução de saliva pode ser acentuada.
  • Patologias sistêmicas podem diminuir ou aumentar a saliva: Como exemplo: a síndrome de Sjögren (doenças das glândulas e articulação) causa redução e a fibrose cística pulmonar aumenta a salivação.
  • Patologias em que se observa o aumento da saliva: na paralisia cerebral, a disfunção motora, a disfagia e os distúrbios da sensibilidade intraoral contribuem para a sialorreia. Pacientes que tiveram AVC com comprometimento neurológico podem ter aumento da salivação.

Outro fator importante, além da quantidade de saliva, é o tipo. A saliva tem que ser límpida, isto é, transparente e fluida. Raias de sangue na saliva podem ser resultado de tumores malignos ou infecção na boca. Tanto o excesso como a falta de saliva têm tratamento. Procure um dentista especializado.

Prof. Me. Carlos Antônio Moreira
Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu.
Mestre em Radiologia, especialista em Radiologia Odontológica e em Patologia Bucal e graduado em Odontologia.

Saiba mais sobre o Curso de Odontologia da UniAteneu.