Esta resenha aborda a temática “A qualidade no atendimento ao cliente”. O assunto qualidade, já algum tempo, vem ganhando espaço nas organizações e dentro deste contexto o atendimento de qualidade se torna uma necessidade de sobrevivência e não é mais uma estratégia de diferenciação. Para que as organizações melhorem constantemente o nível de atendimento, precisam ser eficazes e oferecerem produtos de qualidade. O cliente interno deve buscar conhecimentos e recursos para que cada vez mais aprimore o atendimento. Os clientes buscam novidades e estão ficando mais exigentes e com isso as organizações precisam lançar novas estratégias e inovações para terem um produto de qualidade.
Uma organização com o atendimento de qualidade faz com que os clientes fiquem satisfeitos e as empresas precisam superar as expectativas de seus consumidores, desde o começo do atendimento até o produto final. Cada dia que passa o mercado fica mais inovador. Assim, destaca-se aquele que procura algo para atrair e reter o cliente. Para manter os clientes satisfeitos, as empresas oferecem produtos de qualidade e serviços diferenciados. Dessa forma, os clientes voltam sempre a comprar e falam para outras pessoas.
É importante que a organização saiba que o cliente é uma peça importante de uma empresa. Se a mesma não procurar atender às expectativas de seus clientes, as chances serão poucas de vencer os desafios lançado pelo mercado. Quando uma empresa se preocupa com o seu crescimento, busca sempre a qualidade no atendimento. Um bom atendimento é uma junção de cooperação entre cliente e empresa, tornando um relacionamento duradouro. Para ocorrer isso, faz-se necessário compreender as necessidades dos clientes, atendendo aos desejos e expectativas de forma diferenciada.
Para que a organização não perca seus clientes, é preciso conhecer as preferências do seu público, buscando qualidade, não só nos produtos, mas também nos serviços prestados. Finalizando, para ter qualidade no atendimento, é preciso mensurar a satisfação dos clientes internos e externos, agregando valores, garantia de fidelização e crescimento nos lucros. Para tanto, ao final deste artigo, pretende-se responder à questão-problema: Qual a importância da qualidade no atendimento ao cliente como fator de crescimento organizacional, em uma empresa situada na cidade de Fortaleza (CE)?
O objetivo geral desse artigo é analisar a qualidade no atendimento ao cliente na empresa Raimunda Nonata de Souza como fator de crescimento empresarial e melhoria na qualidade do atendimento ao cliente, a fim de obter uma permanência no mercado perante seus concorrentes. Como justificativa deste artigo, destaca-se que é muito importante analisar sobre a qualidade no atendimento para com os clientes, independente da segmentação de mercado, pelo fato de ser um diferencial competitivo da atualidade. A escolha do tema se deu pelo fato de a pesquisadora se sentir interessada pelo assunto, como também por a empresa saber que poderá se beneficiar com os resultados da pesquisa.
A estrutura desse artigo encontra-se dividido em duas sessões, além das considerações finais e bibliografia. Após a introdução, segue a segunda seção, a revisão bibliográfica. Para finalizar, foram apresentadas as referências bibliográficas, que identificam os autores e publicações que proporcionaram embasamento para a concretização desse artigo.
Profª. Ma. Rosângela Soares de Oliveira
Docente do Curso de Logística da UniAteneu
Mestra em Gestão Logística e Pesquisa Operacional, especialista em Turismo e Meio Ambiente e graduada em Administração e em Geografia
Jheinyfar Maria de Souza Freitas
Aluna do Curso de Pós-Graduação em Administração da UniAteneu
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