Curso técnico: entenda por que vale a pena investir

  • Post category:Educação
No momento você está vendo Curso técnico: entenda por que vale a pena investir

Com o mercado de trabalho estando cada vez mais competitivo e exigente, se profissionalizar desde cedo é essencial para conseguir um emprego que proporcione uma estabilidade financeira.

Uma ótima alternativa é o curso técnico, que proporciona grande aprendizado prático e em um curto período, preparando o profissional de forma rápida e efetiva.

Além disso, o curso técnico fará com que você se torne especialista em uma área em específico, fazendo com que você seja um trabalhador essencial em toda a cadeia produtiva das companhias. Veja a seguir alguns benefícios de escolher uma especialização técnica para o seu futuro.

Formação prática

Uma das maiores vantagens do curso técnico é o total enfoque na parte prática do processo de aprendizado da nova profissão. Lógico que também há a parte teórica, afinal você precisa aprender o que se deve fazer para assim poder realizar a função corretamente.

Entretanto, o curso técnico leva a sério a teoria de que “é fazendo que se aprende”, proporcionando uma quantidade relativamente maior de aulas práticas do que numa graduação.

Mensalidade acessível

O investimento em um curso técnico tende a ser muito inferior monetariamente do que comparado a uma graduação, se tornando um modelo de profissionalização mais acessível para pessoas com dificuldades financeiras que buscam uma melhora na sua vida profissional.

Além da diminuição do valor das mensalidades, devido ao curso técnico ser em um período menor de anos, o estudante também economiza a longo prazo.

Ótima aceitação no mercado de trabalho

Antigamente havia um certo preconceito com profissionais de nível técnico, fazendo com que as empresas buscassem especificamente formados em graduações em universidades de renome.

Entretanto, com o saturamento do mercado de profissionais graduados, está ocorrendo o processo inverso, fazendo com que pessoas que dispõe de formação acadêmica tenham grandes dificuldades em entrar no mercado de trabalho enquanto sobram vagas para profissionais de nível técnico devido ao seu conhecimento prático.

Com isso, estudantes de nível técnico estão conseguindo ótimas colocações no mercado logo após a sua formação.

Rápida formação

A velocidade de formação do estudante de curso técnico é uma grande vantagem comparada a graduação. A dinâmica de ensino que permeia a escola técnica é focada em praticidade, ou seja, o curso ensinará tudo que você precisa aprender para a nova profissão de forma direta e objetiva, e assim enquadrando o estudante para o conteúdo prático de modo que o aluno desenvolva os dois processos ao mesmo tempo.

Esse tipo específico de ensino faz com que o estudante aprenda a parte teórica e já aplique na prática dentro do próprio curso, sem depender de um estágio extracurricular, por exemplo. Tudo isso faz com que os cursos técnicos tenham em média 2 anos de duração, metade do tempo médio de uma graduação.

Retorno financeiro

O profissional que busca se profissionalizar espera que, além de aprender uma nova profissão, melhore sua qualidade de vida, duas coisas que um curso técnico é capaz de proporcionar.

Além de garantir que o estudante ocupe cargos de maior expressão, sendo melhor recompensado financeiramente, o curso técnico faz com que esse processo seja feito de forma rápida, proporcionando que o profissional tenha reforço financeiro logo após a conclusão do curso.

Profissionais de nível técnico são amplamente procurados no mercado de trabalho devido ao seu conhecimento específico, fazendo com que a função do colaborador seja essencial na realização, monitoramento, manutenção e supervisão de ações que englobam a área de atuação do técnico.

Um passo para a universidade

Muita gente tem como sonho cursar uma graduação, no entanto a dificuldade financeira e os altos custos das mensalidades nas universidades são fatores que impedem a realização desse desejo. Devido a isso, o curso técnico tende a ser uma excelente opção devido a diversos fatores.

Primeiramente ele proporcionará uma melhoria financeira devido a profissionalização, fazendo com que você tenha uma maior chance de conseguir arcar com os custos da graduação e ter qualidade de vida.

Outro ponto é a possibilidade de você conhecer a área que deseja cursar uma graduação por meio do curso técnico. Sabemos que há grandes diferenças entre a atuação de um profissional técnico e um graduado como no caso de um técnico de enfermagem e um enfermeiro, por exemplo.

Entretanto, os dois profissionais trabalharão no mesmo ambiente, fazendo assim que o estudante se familiarize como é trabalhar em uma clínica ou hospital e a rotina destes ambientes, além de ter o contato com as diversas profissões que ocupam aquele setor.

Com essa vivência do dia a dia, o estudante terá uma ampla experiência sobre como funciona cada profissão e se ele está escolhendo a graduação corretamente ou se deveria migrar de área.

…..

Sabendo de todos estes benefícios, já sabe qual o curso técnico ideal para você? Conheça os cursos da UniAteneu e fique por dentro das possibilidades de atuação de um profissional técnico.